Miró é o homenageado da Praça da Palavra no FIG 2023

Espaço renderá homenagens ao poeta durante o Festival de Inverno de Garanhuns

por Paulo Uchôa qui, 27/04/2023 - 14:26
Rodrigo Ramos/Secult-PE Miró da Muribeca Rodrigo Ramos/Secult-PE

João Flávio Cordeiro da Silva, ou melhor, Miró da Muribeca, será o grande homenageado da Praça da Palavra na 31ª edição Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Durante o festival, a Praça Souto Filho passará a ser chamada de Praça da Palavra Miró da Muribeca. O espaço literário renderá homenagens ao poeta, morto em julho de 2022.

"Homenagear Miró é de suma importância para a valorização da Literatura brasileira, pernambucana e local, e contribuirá para o êxito da programação da Praça da Palavra e para o Festival. Miró esteve presente na Praça da Palavra desde sua criação, sendo um parceiro importante da coordenadoria em várias ações", afirmou Luciana Lima, assessora da Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura.

De acordo com Wellington de Melo, Miró construiu ao longo da carreira "uma obra que transcendeu seu corpo periférico e que faz parte do patrimônio cultural brasileiro". Escritor e editor, Wellington viveu próximo a Miró nos últimos anos de vida do pernambucano. Ele trabalha em uma biografia sobre o amigo.

João Baltar Freire, presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), disse que o homenageado da Praça da Palavra deixou um legado especial. "Intensa, pulsante e formidavelmente lírica, ela [a obra de Miró] reverberava a voz das ruas, condição que o fez um grande cronista da realidade. Recebemos com alegria a iniciativa da Secretaria de Cultura/Fundarpe em homenageá-lo na 31ª edição do FIG, dando o seu nome à Praça da Palavra, o polo dedicado à literatura", declarou.

COMENTÁRIOS dos leitores