Grammy Latino exalta legado de Rita Lee: 'visionária'
Academia lamentou a morte da cantora através de um comunicado
A equipe organizadora do Grammy Latino lamentou a morte de Rita Lee. Através de um comunicado, nesta terça-feira (9), a Academia Latina da Gravação exaltou o legado da cantora. "Rita Lee foi uma artista visionária e uma das cantoras-compositoras de maior sucesso na história musical brasileira", disse a nota.
"Ganhadora do Latin GRAMMY e indicada em múltiplas ocasiões, a rainha do rock brasileiro desencadeou o movimento Tropicália com os grupos Os Mutantes e Tutti Frutti. Após embarcar em uma carreira solo, ela gravou vários álbuns — incluindo seu lendário LP de 1979 Rita Lee - que a catapultaram para o sucesso em massa e nos deu clássicos como Mania De Você, Lança Perfume e Caso Sério", emendou.
Por fim, a academia declarou: "Além de uma longa lista de shows com ingressos esgotados e gravações ao vivo e acústicas, em 2015 ela celebrou sua monumental carreira com uma coleção de CDs e uma autobiografia. Mais recentemente, recebeu o Prêmio à Excelência Musical de A Academia Latina da Gravação de 2022. Nossas sinceras condolências à família, amigos e todos os amantes de sua música. Descanse em paz, Rita Lee!".
Rita Lee morreu na noite da última segunda-feira (8). A artista tinha 75 anos e tratava de um câncer no pulmão desde 2021. Ela faleceu em casa, ao lado dos familiares. A morte foi divulgada pelas redes sociais de Rita.