Coletivo de teatro oferece oficina gratuita no Recife

Aula será ministrada pelo professor Bboy IceChrisz

qua, 14/06/2023 - 18:45
Divulgação Coletivo de teatro oferece oficina gratuita no Recife Divulgação

Na última etapa de execução de projeto de pesquisa, o Resta 1 coletivo de teatro toma conta da cidade do Recife com ações de formação e partilha de investigação criativa oferecendo gratuitamente uma oficina de dança de rua, com o artista, coreógrafo, dançarino e professor Bboy IceChrisz, de 26 a 30 de junho.

Para participar basta enviar dados como nome completo e telefone para o e-mail do grupo teatral e aguardar o retorno, que será por ordem de inscrição (cada oficina conta com 12 vagas). Além disso, o grupo abre seu processo de criação com uma demonstração de trabalho no dia 29 de julho.

O coletivo vem do sucesso do espetáculo de urgências e viés político Alguém Para Fugir Comigo, desenvolvido em fragmentos, em uma narrativa não linear evidenciando a crise ética, social e humana, presente na história.

Desde a sua estreia, em 2017, passou por festivais como Ao Teatro! (Portugal), Palco Giratório, Trema, Cena cumplicidades, Mostra Outubro ou Nada, Janeiro de Grandes Espetáculos, no qual foi premiado nas categorias de melhor iluminação, direção, espetáculo, dramaturgia e elenco e recebeu ainda o prêmio de Melhor qualidade artística no Cenym, em 2019.

Foi aí que se concebeu Baderna: corpo insurgente, que propõe um percurso de fomento a um novo espetáculo, com maior proximidade e troca com a comunidade, viabilizando ações que contemplam estudo teórico, imagético, leituras, debates, oficinas e experimentações cênicas, com parte das atividades restritas ao Coletivo e parte sendo aberta à participação de estudantes, professores, pesquisadores e interessados na área artística.

A pesquisa foi pensada a partir do desejo de investigar a potência do corpo do ator/atriz na insurgência, na revolta. Quais são os dispositivos desse corpo insurgente? O que ativo no meu corpo quando me revolto? Aqui a linguagem fragmentada continua, assim como a criação a partir de múltiplas vozes em busca de respostas no corpo, não apenas nas palavras.

O projeto, aprovado em edital FUNCULTURA 2018/2019, está em sua última etapa e, para finalizar essa jornada, que foi adaptada em virtude da pandemia de Covid-19, o grupo partilha também uma mostra de processo referente à pesquisa do novo trabalho cênico, no dia 29 de julho.

Serviço:

Oficina

De 26 a 30/06 | 19h

Espaço Magiluth - Avenida Marques de Olinda, 199, 1º andar, Recife

Acesso gratuito

Mostra Baderna, Corpo Insurgente

29 de julho | 19h

Fiandeiros - Rua da Saudade, 240, Boa Vista, Recife

Acesso gratuito

Da assessoria

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores