São João: essência do forró é aclamada no Recife

Público reforçou a importância do ritmo no cenário cultural nordestino

por Paulo Uchôa sab, 24/06/2023 - 08:03

Assim como no Sítio Trindade, em Casa Amarela, o Bairro do Recife explorou a magnitude do São João. Enquanto em alguns lugares do Nordeste destacam o sertanejo, a capital pernambucana levou à risca a importância de se ter uma festa voltada para os costumes populares. Na noite desta sexta-feira (23), na Avenida Rio Branco, quem escolheu ficar no espaço Sala de Reboco não se arrependeu.

Encantada com a movimentação, Ane Paiva de Castro vibrou ao ver as raízes da cultura local e regional sendo exaltada. "Muito importante saber e ver que o nosso forró está dominando. Fico triste quando a nossa arte é colocada um pouco de lado. Existe espaço para todos? Existe, mas o que é nosso merece ser valorizado", afirmou.

"Curto um pouco sertanejo, mas nessa época o que merece ganhar repercussão é a tradição existente durante o período junino. Estou feliz por ver diferentes gerações caindo na dança, usufruindo de uma beleza cultural que não merece ser ofuscada", disse a gerente de marketing.

Na companhia de amigos e familiares, Josy Caxiado fez questão de trazer o marido estrangeiro para conhecer a festa. "Estar aqui é muito importante. A nossa cultura é muito rica e cheia de diversidade. A coisa mais linda que a gente tem é essa alegria. Estamos perdendo aos poucos essa simbologia do forró e de outros diversos costumes. Trazer o São João pra pertinho do povo é importante", contou a pernambucana.

Apesar da chuva, as pessoas que marcaram presença na Rio Branco não se incomodaram. O casal Deórgenes Estevão e Susana abriu o coração sobre a agitação no local, além de pontuar o valor dos festejos nesse período do ano.

"A gente valoriza ao máximo o nosso ritmo nordestino, que é o forró tradicional. A gente veio da cidade do Paulista para mostrar aos nossos filhos essa tradição que nos encanta", explicou Susana. Decorado em diversos ambientes, reunindo pontos para registros de conteúdo 'instagramável', o grande boulevard do centro histórico do Recife só fez reforçar aos que escolheram se divertir na véspera de São João que o sentido grandioso do forró é uma chama que jamais irá se apagar.

COMENTÁRIOS dos leitores