Shows que 'salvaram' a programação da 31ª edição do FIG

Atrações como Ave Sangria e Carlinhos Brown fizeram história do Festival de Garanhuns

por Paulo Uchôa seg, 31/07/2023 - 17:30

A 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns chegou ao fim nesse domingo (30). Quando as atrações foram anunciadas nas redes sociais, mais especificamente os artistas escalados para o Palco Mestre Dominguinhos, uma chuva de críticas se formou contra à organização do FIG.

Para uma programação comparada com a de 2022, que reuniu grandes astros da música nacional e regional - o que incluiu a participação da inesquecível Gal Costa -, a convocação deste ano não foi de causar impacto como muita gente estava esperando. Com o que foi visto no polo principal da festa, o LeiaJá destaca seis shows que 'salvaram' o Festival de Inverno de Garanhuns 2023.

Barbarize

Barbarize subiu ao Palco do Mestre Dominguinhos com muita energia. O início da apresentação foi para um público morno, mas que rapidamente passou a esquentar através de canções fortes e necessárias. As pessoas que foram ao FIG, no dia 28 de julho, presenciaram um show com muita potência e seriedade, o que acabou deixando os cantores Babi e Yuri Lumin gigantes na programação.

"É massa demais ver a galera se identificando com o nosso trabalho. O nosso objetivo será sempre esse", disse Babi, em entrevista ao LeiaJá, após ver a repercussão positiva da apresentação. O repertório da dupla pernambucana contou com as músicas Geração, Foco, Cobra, Intuição, Celestial, Ilumina, Diladin, Kicalor, Spray de Pimenta e Iemanjá.

BaianaSystem

BaianaSystem foi tratada na programação do FIG, inicialmente, como "atração surpresa" (assim como a cantora Simone Mendes). Na semana passada, a banda fez o evento tremer com uma performance arrebatadora. A trupe de Russo Passapusso colocou o público para cantar através de clássicos que reforçam a importância do grupo na cena da música brasileira.

Exaltando no show o legado de mestre Gonzaga, do Reisado, e Dominguinhos, BaianaSystem causou um verdadeiro rebuliço no Festival de Inverno de Garanhuns ao interpretar os sucessos que estavam sendo aguardados pelo povo. Hits como Cabeça de Papel, Capim Guiné, Sulamericano, Lucro, Dia de Caça, Playsom e Saci foram embalados de forma certeira.

Gabriel o Pensador

Gabriel o Pensador subiu ao Palco do Mestre Dominguinhos celebrando os 25 anos de lançamento do disco Quebra-Cabeça. Colocando no show uma pitada de nostalgia, o rapper carioca prendeu a atenção de muitas pessoas com uma desenvoltura ágil e bastante interativa.

Agitando os fãs que foram ao Festival de Inverno de Garanhuns, cantando hits como Pátria Que Me Pariu, 2345MEIA78, Astronauta, Cachimbo da Paz e Até Quando?, Gabriel não brincou em serviço ao ter se comprometido em mostrar um espetáculo com vigor e lisura.

Ave Sangria

Ave Sangria é uma banda de rock que tem uma bagagem artística impecável. Comemorando cinco décadas de arte, os integrantes do grupo foram reverenciados por um mar de gente que fez questão de acompanhar um show extremamente glorioso e preciso. Apesar de não ter contemplado o público com o esperado bis, por conta de problemas com a técnica do evento, Ave Sangria fortaleceu ainda mais sua suntuosa história na cena do rock nacional.

Paulo Miklos

Paulo Miklos levou para o Palco Mestre Dominguinhos uma infinidade de sucessos. Resgatando memórias dos mais de 40 anos dos Titãs, o músico não se intimidou com a chuva que caiu durante sua presença no FIG. Quem foi ao evento testemunhou um Paulo Miklos despojado, instigado e revolucionário. Sucessos como É Preciso Saber Viver, Pra Dizer Adeus, Isso, Estado Violência, Polícia, Bichos Escrotos e Sonífera Ilha fizeram a alegria da galera.

Carlinhos Brown

No dia 27 de julho, o FIG anunciou de última hora a participação de Carlinhos Brown em sua programação. O que as pessoas não estavam colocando fé era que a penúltima noite do evento poderia ser salva. Quem teve esse pensamento, de fato, acabou pagando a língua.

Tomado por um entusiasmo avassalador, Brown acabou fazendo do Festival de Inverno de Garanhuns um verdadeiro Carnaval fora de época. Corroborando a importância da cultura pernambucana, o músico baiano fez o público em peso reconhecer sua colaboração grandiosa na música popular brasileira.

Presenteando a plateia com as próprias letras, muitas delas eternizadas nas vozes de grandes nomes como Marisa Monte, Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Daniela Mercury, Carlinhos Brown coroou de forma majestosa seu desempenho na grade do 31º Festival de Inverno de Garanhuns.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores