Veja a programação do Dia das Crianças em São Paulo

Agenda conta com inauguração no Museu do Futebol e festival no Museu da Língua Portuguesa

por Maria Eduarda Veloso qua, 11/10/2023 - 18:26
Divulgação Divulgação

No dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças, no Brasil. Para celebrar, o LeiaJá separou uma lista com os principais destaques da programação no feriado na cidade de São Paulo (SP), confira:

No dia, a entrada de crianças de até 12 anos será gratuita nos Museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Futebol de Brinquedo - Museu de Futebol: A inauguração da mostra “Futebol de Brinquedo” acontecerá a partir das 9h, no Museu do Futebol. A exposição traz brinquedos raros e recentes, figuras de personagens com a camisa da seleção brasileira e publicações infantis. Na ocasião, também haverá um espaço lúdico para primeira infância e brinquedos infláveis como o Surf Mecânico, Escalada e Desafio do Chute a Gol. Às 14h, as crianças também podem acompanhar uma contação de histórias relacionada ao tema da exposição. Já na área externa, haverá um Pregobol gigante e um Pebolim humano que são parte da exposição, disponíveis para o público usar à vontade.  

9h: Abertura da Exposição Futebol de Brinquedo  

11h: Apresentação da Orquestra Infantojuvenil Unibes  

11h às 12h30: Atividade Educativa – | Pakayembi  

14 às 15h: Atividade Educativa | Oficina de Coroas  

14h às 15h: Atividade Educativa | Memoriball Mascotes  

14h às 14h40: Contação de histórias na área externa  

Horário de visitação da exposição: 9h às 17h 

Endereço: Praça Charles Miller, sem número – Pacaembu – São Paulo/SP ;

Festival Dia das Crianças - Museu da Língua Portuguesa: O Museu da Língua Portuguesa promoverá um festival com diversas atividades para o público infantil e infantojuvenil, das 9h às 18h. Na ocasião, a entrada será gratuita para o público geral.Outras informações no link

Horário: das 9h às 18h

Endereço: Praça da Luz, sem número – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP;

 

Brincadeiras indígenas da Aldeia Itapu Mirim - Museu das Culturas Indígenas: O Museu receberá um grupo da Aldeia Itapu Mirim (Registro – SP) para celebrar o Dia das Crianças com atividades lúdicas, que refletem a cultura Guarani Mbya. A prática de brincadeiras e jogos tem como objetivo o desenvolvimento da coordenação motora das crianças da Aldeia.

Horário: Às 10h e às 14h

Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP;

 

Rua de Brincar - Teatro Sérgio Cardoso: O evento gratuito acontece em frente ao teatro a partir das 10h30. O trecho da Rua Rui Barbosa onde está localizado o Teatro Sérgio Cardoso (número 153) será fechado especialmente para o evento. Haverá atividades de música, circo, teatro, contação de história, recreação e brinquedos. Além de pintura facial, pernaltas itinerantes, piscina de bolinhas, tobogãs, cama elástica, pula-pula, pipoca, algodão doce e monitores.

10h30 – “Feitos para voar” – Grupo Três Marias e Um João

11h às 14h – Oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos

11h30 – “Dois Baús” – Cia do Elefante

12h30 – “Já Elvis?” – Trupe Cia de Histórias

14h – Beatles Para Crianças

15h30 – “Show dos Becker” – Irmãos Becker

16h30 – “Histórias Negras” – Liruê Cia de Histórias

 

Horário: 10h30

Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP;

Maratona Infantil - Museu da Imagem e do Som: A Maratona Infantil é uma iniciativa mensal do MIS, que a cada edição ocupa diversos espaços do museu com programação cultural. Entre as atrações destacam-se contações de histórias, oficinas práticas de diversas técnicas e linguagens, peças de teatro, espetáculos musicais e de mágica, sessões de cinema, entre outros. 

Data: 22 de outubro de 2023

Horário: 10h às 17h

Endereço: Avenida Europa, número 158 - Jardim Europa - São Paulo/SP;

 

JogaJunto - Pinacoteca de São Paulo: Jogos relacionados a obras do acervo que proporcionam a interação em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras de arte.

Data: 012, 14, 15, 21, 22 e 28 de outubro de 2023

Horário: 10h30 às 15h30

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP;

 

Brincadeiras Infantis - Pinacoteca Contemporânea

Data: 29 de outubro de 2023

Horário: 11h às 13h e das 14h30 às 16h30

Endereço: Avenida Tiradentes, número 273 – Luz, São Paulo – SP;

 

Espetáculo Energía – Cuca Maravilha - Oficina Cultural Alfredo Volpi: No espetáculo “Energía”, Cuca Maravilha coloca o pé na estrada em busca do calor que uma ardente plateia pode oferecer. Ela se diverte e brinca procurando a liberdade através do riso. Monociclo, cordas, malabares e bolas de cristal formam parte do seu jogo e, desta maneira, convida o público a ser parte do espetáculo. 

Data:14 de outubro de 2023

Horário: 15h às 16h

Necessário retirar ingresso 15 min antes

Endereço: Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera, São Paulo – SP;

Show: Mundo Aflora - Oficina Cultural Oswald de Andrade: Concebido pelos músicos brincantes Angelo Mundy e Flora Poppovic, o espetáculo Mundo Aflora é um convite para acompanhar uma jornada fantástica de dois músicos viajantes. Com coreografias, números de música corporal, instrumentos musicais feitos com sucata e momentos de brincadeiras com a plateia, a apresentação transcende a experiência comum de um show de música.

Data: 14 de outubro de 2023

Horário: 12h às 13h

Não é necessário retirar ingressos

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP;

 

Rock-Kids: Clássicos de Rock & Blues - Oficina Cultural Maestro Juan Serrano: Será apresentada ao público jovem que tem interesse em conhecer um pouco destes gêneros musicais. O repertório promete unir gerações ao trazer grandes sucessos de outrora.

Horário: 14h às 15h

Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia, São Paulo/SP;

 

Show das Princesas - Oficina Cultural Maestro Juan Serrano: O reino encantado onde vivem todas as princesas precisa de ajuda e somente a união das donzelas é quem pode salvá-lo! Para isso elas se juntarão em uma grande festa de músicas e danças onde a magia infantil voltará a reinar por entre os reinos

Horário: 13h às 13h40

Endereço: Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia, São Paulo – SP;

Festa das Crianças [Dia de Brincar] - Fábrica de Cultura Brasilândia: A Fábrica de Cultura da Brasilândia preparou uma programação especial cheia de atividades divertidas para todos os públicos!O Projeto Espremedor trará gincanas, oficinas, apresentações musicais, jogos do mundo, brinquedos infláveis gigantes e pintura facial.

Data: 21 de outubro de 2023

Horário: das 12h às 17h

Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia, São Paulo – SP;

COMENTÁRIOS dos leitores