Confira 5 novelas da Globo que foram inspiradas em livros

LeiaJá destaca produções que conquistaram os telespectadores

por Paulo Uchôa dom, 22/10/2023 - 09:00
Reprodução/TV Globo Adriana Esteves e Eduardo Moscovis nos bastidores da novela O Cravo e a Rosa Reprodução/TV Globo

Nesta segunda-feira (23), o Globoplay vai disponibilizar para os assinantes a novela Escrava Isaura. Escrita por Gilberto Braga, no final dos anos 1970, a trama estrelada por Lucélia Santos saiu das páginas de Bernardo Guimarães para os estúdios da Globo. Pensando nisso, o LeiaJá destaca cinco folhetins que foram inspirados em obras da literatura.

Cabocla

Cabocla é um dos clássicos da teledramaturgia brasileira. Inspirada livremente no livro de Ribeiro Couto, a novela conquistou o público de casa pela primeira vez em 1959. Na época, o projeto foi exibido na TV Rio. Já em 1979, a trama foi exibida na Globo, com Gloria Pires no papel principal. Em 2004, o folhetim ganhou um remake. De Benedito Ruy Barbosa, a novela foi protagonizada por Vanessa Giácomo.

O Cravo e a Rosa

Walcyr Carrasco é uma máquina de construir sucessos. No segundo semestre dos anos 2000, o autor presenteou os noveleiros de plantão com o estouro O Cravo e a Rosa. Narrando o romance conturbado de Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves), a trama teve como inspiração o livro A Megera Domada, de William Shakespeare.

Tieta

Tieta continua sendo um verdadeiro fenômeno. Sucesso em diversas reprises, e até no próprio Globoplay, a novela de Aguinaldo Silva foi baseada no livro Tieta do Agreste. A obra literária de Jorge Amado invadiu os lares dos telespectadores com romance, humor e vingança.

Ciranda de Pedra

Baseada no romance de Lygia Fagundes Telles, Ciranda de Pedra foi contemplada com duas versões. A primeira, em 1981, foi estrelada pela saudosa Eva Wilma. Já o remake, exibido em 2008, teve Ana Paula Arósio protagonizando a personagem Laura.

Orgulho e Paixão

Orgulho e Paixão foi ar pela TV Globo em 2018. Estrelada por Nathalia Dill e Thiago Lacerda, a novela teve inspirações em diversos livros de Jane Austen. O público foi presenteado com personagens de histórias famosas como Razão e Sensibilidade, Mansfield Park e Lady Susan. A direção da trama foi assinada por Fred Mayrink.

COMENTÁRIOS dos leitores