Galo da Madrugada promoverá grafitagem de esculturas

A ação cultural ocorrerá na próxima segunda-feira (22), na Praça Sérgio Loreto, na área central do Recife

por Guilherme Gusmão sab, 20/01/2024 - 11:10
Divulgação/Galo da Madrugada Esculturas serão colocadas em pontos da cidade Divulgação/Galo da Madrugada

O Programa Recentro e o Galo da Madrugada realizam, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, uma ativação cultural com grafitagem de esculturas gigantes do Galo na Praça Sérgio Loreto, na área central do Recife. A ação é para marcar a realização da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontecerá durante o próximo Viva a Guararapes, no domingo (28).

As peças, que medem três metros por três metros do bico a calda, alusivas ao tradicional Galo da Madrugada, serão instaladas ao longo do percurso da competição e, posteriormente, serão redistribuídas em equipamentos culturais do centro da cidade, visando destacar a importância dos locais icônicos para o Carnaval do Recife. As obras serão grafitadas por artistas que atuam no Centro, agregando o valor de sua arte às esculturas.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, essa iniciativa celebra o Carnaval da capital pernambucana com o símbolo do maior bloco do mundo. "Essas esculturas são verdadeiras obras de arte a céu aberto e serão instaladas em pontos estratégicos do nosso centro histórico, um lembrete do quão importante é esse festejo para a cidade", afirma a gestora.

O diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, pontua que é muito importante, para os recifenses e turistas, que o símbolo maior da cultura de Pernambuco esteja espalhado pela cidade. “É um projeto que fizemos em 2018 e está sendo, agora, revitalizado, com novos artistas e que acabou transformando os locais em ambientes instagramáveis, de divulgação da nossa cidade e da nossa cultura pro resto do Brasil e do mundo", diz.

Pontos onde as esculturas serão distribuídas no percurso da corrida:

Praça Sérgio Loreto;

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro;

Paço do Frevo - Praça do Arsenal;

Marco Zero;

Av. Rio Branco;

Praça Joaquim Nabuco;

Rua da Moeda;

Praça do Diário;

R. Nossa Senhora do Carmo;

Ponte Duarte Coelho;

Avenida Guararapes;

Cais da Alfândega.

Corrida

A 1ª Corrida do Galo da Madrugada ocorrerá no último domingo do mês, com largada às 6h, e chegada no Viva Guararapes - evento cultural e esportivo realizado na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. A corrida será disputada nas categorias masculina e feminina, com percursos de 5km e de 10 km.

A corrida é organizada pelo Galo da Madrugada e a empresa Tampa Entretenimento, que ficará responsável pela logística, inscrições e premiação. A competição conta com o apoio do Programa Recentro, Secretaria de Esportes do Recife e Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

 

COMENTÁRIOS dos leitores