Cortejo Brincantes de Pernambuco invade ruas do Recife

Evento é promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe

qua, 31/01/2024 - 16:26
Felipe Souto Maior/Secult-PE Cortejo Brincantes de Pernambuco invade ruas do Recife Felipe Souto Maior/Secult-PE

Como parte da programação do Carnaval de Pernambuco 2024, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) levam, nesta quinta-feira (1º), a cultura popular e carnavalesca para o Bairro do Recife com o Cortejo Brincantes.

A iniciativa conta com a participação de grupos que representam manifestações culturais carnavalescas, desde o centenário Frevo, Patrimônio da Humanidade, passando pelos tambores, ganzás e vestimentas dos maracatus, pela religiosidade dos afoxés, e a tradição dos boizinhos e caboclinhos.

O cortejo terá saída pela Av. Rio Branco, passando pela Rua do Bom Jesus até a Praça do Arsenal, com concentração marcada para às 17h30 e saída às 18h30. "O Cortejo dos Brincantes tem a proposta de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana", explica Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura.

Participam o Grupo Batuques de Pernambuco, o Urso da Rua do Sapo, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, o Boi da Macuca e o Afoxé Oyá Alaxé. Também fazem parte da programação Patrimônios Vivos de Pernambuco, como a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, o Caboclinhos Canidé e o Homem da Meia Noite.

"Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações", comentou a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo dos Brincantes como uma contribuição importante do Governo de Pernambuco no ciclo carnavalesco. "Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições", ressalta a gestora.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores