PE a caminho do Troféu Brasil de Atletismo

Competição será disputada em São Paulo, com cerca de 800 atletas de todo o País

Thiago Grafpor diogo ter, 02/08/2011 - 15:13

Sete atletas pernambucanos já estão de malas prontas e seguem nesta terça-feira (2) por volta da meia-noite, rumo a São Paulo para a disputa da 30ª edição do Troféu Brasil de Atletismo. A cidade paulista será, entre os próximos dias 3 e 7 de agosto, a capital nacional do esporte e deve receber cerca de 800 participantes de vários estados brasileiros. As provas serão realizadas no estádio Ícaro de Castro Melo e contarão com grandes nomes da modalidade, como a saltadora Maurren Maggi, a corredora Ana Cláudia Silva e Fábio Gomes, o número 3 do mundo no salto com vara.

Ao todo, a competição de clubes mais importante da América Latina vai contar com a presença de 88 equipes. A delegação pernambucana tem no comando os treinadores Abraão Nascimento e Fernando Brito e vai encontrar outros atletas conterrâneos como: Keila Costa (salto em distância), Fabiana Cristine (1500m e 5000m rasos), Cisiane Dutra, Érica Rocha (marcha atlética), Lucycleide Gomes (100m com barreira) e Wagner Domingos (lançamento de martelo), mas que vão disputar por times paulistas. O grupo que segue do Estado concorre nas categorias de 200m rasos, 400m com barreira, 3000m com obstáculos, 5000m, salto triplo e em altura, além de lançamento de dardo e martelo.

No caso da comitiva pernambucana, a competição vai servir como preparação para as olimpíadas universitárias, que serão realizadas no próximo mês de novembro, em Campinas (SP). No entanto, de acordo com Abraão Nascimento, a expectativa é de já fazer uma boa apresentação no Troféu Brasil. “Queremos competir bem. Nossa equipe é nova e muito qualificada. Estamos nos preparando para as olimpíadas (universitárias), mas temos o objetivo chegar às finais do campeonato”. Concordando com o amigo, Fernando Brito ainda reforça que acredita na chegada aos pódios. “A chuva prejudicou muito nossos treinamentos, mas sem dúvida vamos em busca de melhorar as nossas marcas e de bons resultados. Acredito que temos condições de trazer medalhas para Pernambuco”, acrescentou.

Finalizando a lista de esportistas pernambucanos que disputam o troféu Brasil está o fundista Ubiratan do Santos, da Usina São José. Ele será um dos atletas que defenderão o Estado na prova dos 5000m rasos e terá a sua última chance de alcançar o índice para o Pan-Americano, de Guadalajara, este ano.

 

Confira toda a delegação Pernambucana que viaja para o Troféu Brasil:

Abraão Nascimento, 42 anos, Treinador

Fernando Brito, 51 anos, Treinador

Diego Rodrigues, 22 anos, 400m com barreira

Edvânia Araújo, 16 anos, Lançamento de Dardo

Edson Arruda, 26 anos, 5000m e 3000m com obstáculos

José André, 23 anos, Salto em Altura

Kerolayne Camila, 18 anos, Lançamento de Martelo

Lucivando dos Santos, 30 anos, 200m rasos

Maria Conceição Costa, 25 anos, Salto Triplo

Ubiratan do Santos, 30 anos, 5000m

COMENTÁRIOS dos leitores