Brasil joga mal, mas vence Costa Rica por 1 a 0
A goleada esperada não veio. O bom futebol muito menos. O Brasil não brilhou como se imaginava, mas venceu a Costa Rica por 1x0, em amistoso realizado nesta sexta-feira (7/10), em San Jose, na Costa Rica. O gol solitário foi marcado por Neymar, aos 14 minutos do segundo tempo. Foi um dos poucos momentos de inspiração da seleção comandada por Mano Menezes. O pernambucano Hernanes entrou na volta para o segundo tempo, no lugar de Luiz Gustavo. O próximo compromisso do Brasil é terça-feira, contra o México,em Torreón.
O JOGO
O Brasil não encontrou seu jogo no primeiro tempo. Por sua vez, a Costa Rica apostava em uma forte marcação, sobretudo sobre a dupla Neymar e Ronaldinho Gaúcho. A rigor, a seleção brasileira criou apenas uma grande oportunidade de abrir o placar. Logo aos três minutos, Neymar lançou Fred, mas o atacante do Fluminense chutou para fora.
Disperso em campo, o Brasil não conseguia sair da forte marcação costa-riquenha, que, diga-se de passagem, apelava para as faltas em várias jogadas. Ronaldinho Gaúcho chegou a irritar-se em alguns lances. No setor defensivo, o Brasil esteve bem postado, até porque a Costa Rica se limitou a chutar de fora da área. O mais perigoso foi de Mora, aos 27, que passou à direita da meta de Júlio César.
Insatisfeito com o rendimento da equipe, o técnico Mano Menezes voltou para a etapa complementar com duas alterações, ambas no meio de campo. Lucas deixou o gramado para a entrada do garoto Oscar, do Internacional. Já o pernambucano Hernanes entrou na vaga de Luiz Gustavo.
A intenção era fazer Ronaldinho Gaúcho encostar na dupla de ataque, Fred e Neymar. Mas por incrível que pareça, foi a Costa Rica que cresceu na partida, sobretudo explorando lançamentos para o atacante Parks. Mas, curiosamente, foi o Brasil que chegou ao gol. Daniel Alves, que tinha acabado de entrar no lugar de Fábio, cruzou para a área, a bola passou por Fred, mas não por Neymar, que empurrou para o gol aos 14 minutos.
O Brasil só voltou a assustar aos 26. Aliás, foi a melhor jogada da seleção. Adriano fez a ultrapassagem e cruzou para Ronaldinho Gaúcho. O jogador do Flamengo levantou para Fred, que cabeceou para grande defesa de Navas. No rebote, Neymar chutou e a bola explodiu no travessão. O jogo seguia tranquilo até os 38, quando Mora deu uma entrada desleal em Jonas e acabou recebendo o cartão vermelho. Foi o último lance digno de registro.
Ficha técnica
Costa Rica 0x1 Brasil
Costa Rica - Navas; Mora, Umaña, Miller e Díaz; Azofeifa, Barrantes (Cubero), Bolaños (Hernandes) e Oviedo (Madrigal); Parks (Campbell) e Saborio. Técnico: Jorge Luis Pinto.
Brasil - Júlio César (Jefferson); Fábio (Daniel Alves), David Luiz, Thiago Silva e Adriano; Ralf, Luiz Gustavo (Hernanes) e Ronaldinho; Lucas (Oscar), Neymar (Hulk) e Fred (Jonas). Técnico: Mano Menezes.
Local: Estádio Nacional, em San José, Costa Rica
Árbitro: Walter Lopez (Guatemala)
Assistentes: Gerson Lopez e Ronaldo de la Cruz (ambos da Guatemala)
Gol: Neymar, aos 14 do 2º tempo
Cartões Amarelos: Saborio e Azofeifa (C); Neymar, Daniel Alves e Oscar (B)
Expulsão: Mora, aos 38 do 2º tempo