Leitura como treinamento para o Jub’s

Xadrez é uma das modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas Universitárias Brasileira

por Luiz Mendes seg, 24/10/2011 - 15:18
Danilo Bezerra/LeiaJá Imagens Rafael Cabral será um dos representantes do estado no Jub's 2011 Danilo Bezerra/LeiaJá Imagens

Como você imagina que seja a preparação de um atleta para uma competição nacional? Suor, esforço físico e cansaço? Pode ser para a grande maioria dos esportes, mas para um especificamente, a concentração e o raciocínio é o que demanda maior cuidado para as partidas.

Ao invés de bolas e equipamentos de academia, o treinamento de um enxadrista costuma ser em uma sala silenciosa analisando as peças do tabuleiro ou estudando com livros sobre o jogo. A modalidade não está no programa dos jogos olímpicos, mas é um dos esportes que serão disputados nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras (Jub’s), em Campinas-SP, este ano.

Um dos representantes de Pernambuco na modalidade é Rafael Cabral, de 20 anos. O vice-campeonato nos Jogos Universitários de Pernambuco credenciou o jovem a participar da competição nacional que será realizada entre os dias 03 e 14 de novembro.

Morador do bairro do Ibura, Zona Sul da Região Metropolitana do Recife, Rafael ganhou as primeiras peças de xadrez quando tinha 12 anos. “No começo não sabia as regras do jogo e utilizava como estivesse jogando damas”, comenta. Aos 14, uma amiga de escola ensinou os movimentos básicos do xadrez e o garoto tomou gosto pela brincadeira.

E o que era diversão começou a ficar mais sério quando Rafael iniciou a leitura em livros sobre o esporte. Não demorou muito para participar dos primeiros campeonatos. Entre eles os Jogos Abertos do Nordeste, onde ficou em 3º lugar e o Campeonato Brasileiro Aberto, chegando à fase semifinal.

Estudante do 1º período do curso de Logística, da Faculdade Santa Emília (Fase), Rafael está com boas expectativas com para o Jub’s. “Tenho a intenção de competir fora do país e um campeonato como as Olimpíadas Universitárias pode ajudar neste meu sonho”, revela o atleta, que além de defender as cores da Fase, foi contratado pela Prefeitura de Itaitiba-SP para competir nos jogos do interior Paulista.

A empolgação do enxadrista também é compartilhada por Jomar Neto, coordenador de esportes da Fase. Para ele, Rafael foi uma grande descoberta da instituição. “Competimos os jogos universitários de Pernambuco há apenas dois anos e classificar um aluno para o nacional é um feito muito grande. Rafael é uma de nossas maiores descobertas”, conclui.

Os benefícios do esporte são levados para dentro da sala de aula. “O xadrez fez com que eu desenvolvesse a concentração e métodos de estratégia, qualidades que aplico nos estudos”, constata Rafael.

As partidas de xadrez do Jub’s serão realizadas em sete rodadas, entre os dias 04 e 07 de novembro, em Campinas-SP.

COMENTÁRIOS dos leitores