Brasileiro garante vaga na final do Judô

Desafio é contra um “velho conhecido”

por Thiago Graf qua, 26/10/2011 - 15:51
Divulgação / CBJ Luciano terá a primeira oportunidade de conquistar o ouro Pan-Americano Divulgação / CBJ

O judoca Luciano Corrêa é presença certa na final do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ele vai para decisão da categoria meio-pesado (até 100 kg) depois de passar pelo mexicano Sérgio Garcia, hoje à tarde, no ginásio CODE II. Essa foi a segunda vitória seguida por ippon, golpe mais difícil da modalidade.

Para chegar até a decisão, Luciano precisou vencer três adversários. Na estreia, ganhou do portorriquenho Carlos Santiago. Em seguida, bateu o norte-americano Kyle Vashkulat, aplicando um ippon depois de estar perdendo por um wazari.

Na semifinal, o confronto diante de Sérgio Garcia foi o mais equilibrado. O Mexicano abriu um yoko de vantagem por conta das duas punições sofridas pelo brasileiro. No entanto, Luciano virou o placar e finalizou a luta com um wazari e um ippon, silenciando a torcida do ginásio.

Na grande final, o judoca brasileiro vai reencontrar um antigo rival. Trata-se do Cubano Oreydis Despaigne, algoz do brasileiro no Pan do Rio, em 2007, quando desclassificou Luciano nas semifinais. O caribenho conquistou o ouro naquele ano. Já Corrêa ficou com a medalha de bronze.

COMENTÁRIOS dos leitores