Em busca de índices no Pernambucano 2011 de natação

Atletas buscam índices para os campeonatos brasileiros de categorias

por Everton Melo qui, 27/10/2011 - 12:53
Chico Peixoto / LeiaJá Imagens Campeonato seguirá até o próximo sábado Chico Peixoto / LeiaJá Imagens

Começou nesta quarta-feira o Campeonato Pernambucano Absoluto de natação, realizado na piscina do parque aquático do Sport Clube do Recife. A competição estadual mais importante do ano vai até o próximo sábado (29).  Até sexta-feira (28), as provas têm início às 19h. No último dia, o evento inicia às 8h. A entrada é gratuita para o público que deseja acompanhar e torcer pelos atletas.

Ao todo, 94 atletas da AABB, AASM, Nikita/SESI/CPR, SPORT e Naútico disputam o título de campeão pernambucano de 2011. O clube grêmio Cief da Paraíba também participa da competição com oito atletas que irão tentar alcançar os índices para os campeonatos nacionais. Essa competição é a última chance para aqueles atletas que almejam participar dos campeonatos brasileiros de categorias.

“Viemos com nove atletas do infantil e juvenil para tentar os índices, mas não estamos disputando o título do campeonato”, informou Antonio Coutinho, técnico da AABB.

“Temos três atletas do infantil tentando os índices. Somos uma equipe pequena, mas ano que vem os atletas das categorias de base irão subir e pré-atletas desse ano entraram na equipe para que possamos participar com mais força do campeonato”, disse Carla Maymone, técnica do Naútico.

A equipe do Nikita/SESI/CPR é atual campeã do campeonato e a que conta com o maior número de competidores. Entre eles está Etiene Medeiros, que participou dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, na semana passada. “O objetivo é ganhar a competição. Estamos com a equipe completa. Alguns atletas do juvenil e infantil também estão na busca dos índices”, comentou Gustavo Fortuna, técnico do Nikita.

Na primeira etapa do campeonato a equipe do Nikita começou bem e saiu na frente com 145 pontos, em segundo vem o Sport com 33 pontos, seguido da AASM com 25 pontos.

Nos 50m livre feminino, primeira prova da noite, Mariana Arnaud (Nikita/SESI/CPR) garantiu o ouro com 28s21, em segundo Juliana Fell (SPORT) com 28s73 e em terceiro Gabriela Santos (Nikita/SESI/CPR) com 29s40. Arnaud disputou os 800m livre feminino e conquistou mais um ouro com o tempo de 9m44s60, segunda Gabriela Santos com 9m55s27 e terceira Maria Eduarda Medeiros 10m02s85.

“A competição está parecendo um treino, mas serve para eu me preparar melhor para o brasileiro”, disse Mariana. Ela vai nadar quatro provas no brasileiro e segundo a atleta, sua maior chance de medalhas é nos 100m borboleta.

Nos 50m livre masculino a vitória ficou com Eduardo Medeiros, atleta que treina no Sesi de Natal, mas compete em Pernambuco pelo Nikita. Ele fez o tempo de 24s27, em segundo ficou Carlos Pereira (Nikita/SESI/CPR) com 25s70, seguido de Leonardo Guedes ( Nikita/SESI/CPR) com 26s42.

“O tempo foi bom para época de treinamento. Vou tentar baixar no brasileiro. Já fui duas vezes o melhor rankeado do Brasil quando era juvenil, mas nunca ganhei. Dessa vez quero mudar essa história”, comentou Eduardo Medeiros, que após o fim da competição retornou para Natal.

Nos 200m peito masculino uma grande conquista para Caio Pereira ( Nikita/SESI/CPR). Ele baixou em 11 segundos o seu melhor tempo e venceu a prova com 2m41s57, em segundo Henrique Trajano (Nikita/SESI/CPR) com 2m53s41 e em terceiro Wilson Rui (Nikita/SESI/CPR) com 2m57s38.

“Foi muito bom ter baixado bastante o meu tempo, estava tentando pegar o índice pro brasileiro que era de 2m48s e consegui”, comentou Caio.

Outros resultados da primeira etapa :

200m peito feminino
1- Paula Bandeira (Nikita/SESI/CPR) 2m58s37
2- Maria Costa (Nikita/SESI/CPR) 3m10s13
3- Mirella Teles (SPORT) 3m12s47

1500m livre masculino
1- Bruno Goes (AASM) 17m12s58
2- Everson Alcantara ( Nikita/SESI/CPR) 17m46s90
3- Pedro Gondim (Nikita/SESI/CPR) 18m03s70

COMENTÁRIOS dos leitores