Universidad do Chile vence LDU por 1x0
Chilenos mostram força e ganham primeira partida da final da Sul-Americana
A Universidad da Chile confirmou mais uma vez sua força na temporada. Os chilenos visitaram a LDU nesta quinta (8/12) e saíram do estádio Casablanca, em Quito, com a vitória por 1x0, na primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana. Agora, o algoz de Flamengo e Vasco, joga pelo empate na semana que vem, em Santiago, para conquistar seu primeiro título internacional. A equipe chilena alcançou a marca de 33 jogos de invencibilidade.
Mesmo jogando fora de casa, a Universidad de Chile começou o jogo tentando impor seu toque de bola. Tanto que logo aos dois minutos, Matias Rodrigues perdeu uma boa chance de abrir o placar, cabeceando para fora.
A resposta da LDU foi pressionar a saída de bola do adversário, na tentativa de evitar a criação das jogadas dos chilenos. E deu certo. Aos poucos, os equatorianos foram chegando mais perto da meta de Jhonny Herrera.
Se aos 18, Bieller chutou para fora, aos 27, Reasco só não abriu o placar porque Herrera fez grande defesa. Já aos 42, foi a vez do atacante Barcos perder a chance mais clara do jogo, chutando a bola por cima dentro da pequena área.
Como quem não faz leva, os anfitriões foram penalizados aos 44 minutos. Marcelo Díaz recebeu no meio e tocou em profundidade para Eduardo Vargas. Aí o atacante mostrou que é um dos melhores da América do Sul na atualidade. Driblou o goleiro Dominguez e só empurrou para o gol. Foi o nono tento de Vargas, artilheiro da competição.
O segundo tempo começou com os chilenos assustando. Aos cinco, Aranguiz ficou cara a cara com Dominguez, mas bateu em cima do arqueiro. No rebote, Canales cabeceou para fora. Logo depois, Aranguiz teve nova oportunidade, mas Dominguez defendeu de novo.
A LDU só chegou com perigo aos 22. Após falha na saída de gol de Jhonny Herrera, Barcos ficou com a bola, mas chutou por cima, desperdiçando uma boa oportunidade de empatar. Os equatorianos assustaram novamente aos 34, mas Rojas salvou a finalização de Hidalgo. No contra-ataque, Matias Rodrigues ficou na frente de Dominguez, mas chutou para fora. No entanto, ninguém mexeu mais no placar.
Ficha do jogo
LDU 0x1 Universidad de Chile
LDU:
Dominguez; Guaga, Noberto Araújo e Diego Calderón; Reasco (Gamez), Hidalgo, Acosta, Equi González e Ambrosi; Bieller (Bolaños) e Barcos. Técnico: Edgardo Bauza.
Universidad de Chile:
Jhonny Herrera; Rojas, Marcos González e Osvaldo González; Matias Rodrigues, Marcelo Diaz, Acevedo e Mena; Aranguiz (Marino), Canales (Castro) e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.
Local: Estádio Casablanca, em Quito-EQU
Árbitro: Diego Abal
Assistentes: Hernan Maidana e Diego Bonfá
Gols: Vargas, aos 44 do 1º tempo.
Amarelos: Diego Calderón e Equi González (LDU); Vargas, Jhonny Herrera e Canales (Uni)