América quer fazer bonito no Estadual

Depois de escapar do rebaixamento no sufoco, Mequinha quer fazer Estadual melhor em 2012

sab, 31/12/2011 - 16:17

Detentor de seis títulos pernambucanos, o América quer de volta os tempos de glórias que teve no início e na metade do século XX, para ser um grande clube do estado. Conhecido como “Campeão do Centenário” pela conquista do título estadual de 1922 (ano do centenário da Independência do Brasil), o Mequinha ainda levantou as taças de 1918, 1919, 1921, 1927 e 1944. Mesmo com uma folha salaria de R$130 mil, o América comandado pelo técnico Paulo Júnior, montou um elenco com jogadores conhecidos no estado para a disputa do Campeonato Pernambucano de 2012.

No elenco o Mequinha conta com três goleiros: Danilo, Adson e Rodrigo. O preparador de goleiros Júnior terá dor de cabeça na hora de indicar para o treinador o arqueiro titular. Danilo sai na frente por já ter trabalhado com Paulo Júnior no Serra Talhada, na conquista da Série A2 do Pernambucano. Já Adson disputou o último Pernambucano pelo Araripina e tem a seu favor um bom posicionamento e boa saída do gol. Correndo por fora está Rodrigo, o jovem goleiro defendeu o União Paulista na última Copa Pernambuco.

A defesa é composta por cinco atletas: Carioca, Negretti, David, Igor e Léo Gama. Carioca joga pelo América desde 2010 e estava no time que subiu para a Série A1 do Pernambucano. Negretti fará sua segunda temporada com a camisa esmeraldina, destaca-se pelo seu vigor físico e eficiência no jogo aéreo. David é conhecido como xerife da equipe, entre seus atributos está a velocidade e a lealdade no desarme. Igor chegou ao América no final do Pernambucano de 2011, foi relacionado apenas uma vez e foi emprestado ao Guará-DF.  É um zagueiro de pouca velocidade, mas de bom desarme. Por último, Léo Gama, que quer voltar aos melhores dias após uma temporada convivendo com seguidas lesões.

As laterais do América contam com jogadores que marcam e sabem sair para o jogo. Pelo lado esquerdo Jailton e Adriano disputam a camisa de número seis. Jailton já defendeu o Cabense e o Serra Talhada, em 2011. Na lateral direita a vaga parece ser de Roma, eleito o melhor lateral do último Campeonato Pernambucano. O jovem Maneco, de 22 anos está na disputa pela posição. Mesmo com a pouca idade já passou por clubes como América-RN e Icasa-CE.

Na cabeça-de-área, o experiente Alexandre Oliveira, de 33 anos, vai para a segunda temporada com a camisa esmeraldina. O jogador será o capitão da equipe no Estadual. O volante Algodão também deve ser titular, já que é um dos homens de confiança do técnico Paulo Júnior. Lewis e Pereira podem ser as surpresas do time, mesmo sem muita experiência, mostram qualidade na marcação e na saída de jogo.

O setor de criação do Campeão do Centenário ficará sob a responsabilidade de Dunga, David Dener, Rosivaldo, Ricardo Mineiro e Danilo Reis.  O primeiro é uma promessa do futebol estadual, com 23 anos, busca se firmar no América. David Dener já teve passagens pelo futebol português, catarinense e capixaba, é um jogador de muita velocidade. O mais experiente do quinteto é Rosivaldo, com 34 anos, o meia tem a característica de cadenciar o jogo. O mais jovem é Danilo Reis de apenas 20 anos e é sobrinho de Juninho Pernambucano. O atleta foi destaque do América no Campeonato Pernambucano de Juniores. O último a integrar o grupo foi Ricardo Mineiro, que já trabalhou com Paulo Júnior e estava no Serra Talhada.

Problema nos últimos anos, a diretoria do América investiu no ataque para o próximo estadual. Ao todo seis atacantes compõem o elenco: Cláudio Romão, Muller, França, Jonatha, Roma e Edinho Recife. Os quatro primeiros já tem história no América. Cláudio Romão e Muller marcaram os gols que salvaram o Mequinha do rebaixamento no último Pernambucano. França foi um dos artilheiros da equipe em 2011 e Jonatha é revelação das divisões de base. Roma é novidade no elenco, disputou o Campeonato Brasileiro da Série C pelo Campinense. O último reforço para o ataque chegou após o Natal. O atacante Edinho Recife, de 32 anos, defendeu o São Bento no Campeonato Paulista de 2011.

A equipe do treinador Paulo Júnior espera surpreender no início da competição, já que iniciou a pré-temporada desde o dia 15 de dezembro. O América estreia no Campeonato Pernambucano contra o Serra Talhada, no dia 15 de janeiro, no Ademir Cunha, em Paulista.

COMENTÁRIOS dos leitores