Crise financeira aumenta chance de revezamento na F-1

Barcelona e Valencia se alternariam na realização das provas na Espanha

por Thiago Graf ter, 17/01/2012 - 09:10
Flickr (cc) nickwebb Bernie Ecclestone se mostrou flexível à ideia do revezamento Flickr (cc) nickwebb

A crise financeira da Europa chegou à Fórmula-1. Além de algumas equipes que estão com dificuldade para investir, as cidades que recebem as corridas também estão enfrentando o problema da falta de dinheiro para abrigar etapas da competição.

Na Espanha, a situação é a mesma. Como resultado, o país caminha para sediar apenas um grande prêmio a partir de 2013, diferente dos anos anteriores, quando abrigava o GP nacional, na cidade de Barcelona e o da Europa, em Valencia.

A gestão dos dois municípios solicitaram revisão do contrato com organização da Fórmula-1, explicando que o valor gasto é muito alto e que não seria rentável neste momento difícil.

Para solucionar o problema, a grande probabilidade é que as duas cidades se revezem na realização do GP da Espanha, fato que poderia ter acontecido em 2011, mas que não progrediu por divergência entre os locais. A corrida da Europa poderia, neste novo panorama, mudar de país.

A decisão de alternar a prova ganhou, inclusive, o apoio do mandatário da F-1, Bernie Ecclestone. Nesta segunda-feira, o Chefe da competição declarou em entrevista ao periódico inglês Financial Times, a opção “Talvez isso seja uma coisa boa, talvez seja um caminho alternativo", declarou.

Caso seja confirmado, essa não seria a primeira vez que dois circuitos se alternariam na realização de uma corrida de Fórmula 1. Desde 2007, Hockenheim e Nürburgring — que já foi sede do GP da Europa — revezam como palco do GP da Alemanha.

Em 2012, o calendário já foi fechado e as duas provas confirmadas. O Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, será dia 13 de maio, enquanto a cidade de Valencia receberá, mais uma vez, o GP da Europa, dia 24 de junho.

COMENTÁRIOS dos leitores