Sumô passa por crise no Japão
Tradicional esporte do país asiático está envolvido em escândalos e dívidas
Um dos mais importantes esportes do Japão passa por um momento turbulento. Com dívidas que estão perto dos U$ 50 milhões, a Associação Japonesa de Sumô enfrenta uma grave crise após a divulgação de um escândalo envolvendo manipulações de resultados.
Devido às acusações, o governo japonês fez um alerta a entidade e emissoras de TV deixaram de transmitir as lutas. Para o presidente da associação, Kitanoumi, será um árduo trabalho recuperar o confiança do público. “Nós nos encontramos em uma posição extremamente difícil. Temos que enfrentar o problema e rapidamente restaurar a fé do público no sumo”.
Todo o esquema foi descoberto quando a polícia investigou mensagens telefônicas entre os envolvidos que acarretou na suspensão do torneio de primavera da modalidade. O sumô já vinha com a imagem arranhada desde o ano passado, quando o chefe de um ginásio foi flagrado espancando lutadores com um taco de golfe.
Com o público cada vez menor, o esporte também ver os investidores se distanciarem da modalidade. O próprio governo japonês suspendeu os incentivos fiscais e avisou que a categoria precisa limpar o nome. Vários lutadores, técnicos e organizadores de eventos foram presos devido as acusações.