Está aberta a temporada 2012 do basquete de Pernambuco

Primeira competição do calendário estadual será o Campeonato Pernambucano, que tem previsão de início no dia 10 de abril

por Thiago Graf qua, 21/03/2012 - 23:00
Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens Carlos Nunes (centro) foi uma das presenças ilustres no encontro Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

Em evento realizado na noite desta quarta-feira, a Federação Pernambucana de Basquete (FPB) abriu, oficialmente, a temporada 2012 do esporte no Estado. O encontro contou com a presença do Presidente da Confederação Brasileira da modalidade (CBB), Carlos Nunes, o gestor da FPB, Luiz Morais (Pezão), além de jogadores, árbitros, representantes de entidades governamentais e do homenageado do campeonato estadual deste ano, Nilton Agra.

O encontro foi realizado no autitório da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), localizada no bairro da Boa Vista.

Para iniciar a noite, o presidente Luiz Morais fez a apresentação da mesa e, de imediato, passou a palavra para o gestor da CBB falar sobre o momento atual do basquete nacional, que era um dos temas a serem postos em pauta durante a noite. Carlos explicou todo o processo de estruturação pela qual a entidade passou, evoluindo de muitos aspectos amadores e chegando ao profissionalismo geral. “Hoje, ninguém trabalha na Confederação sem uma remuneração adequada. Isso faz parte da profissionalização do trabalho”, afirmou.

Nunes ainda detalhou sobre as reformas feitas na infraestrutura física da entidade, além da construção do centro de treinamento da CBB, localizado na cidade de São Sebastião do Paraíso-MG. Além disso, ele ainda contou alguns causos da disputa do pré-olímpico, na Argentina, em 2011, quando o Brasil conseguiu a classificação para os Jogos de Londres. Por fim, ele deixou um recado importante. “Estamos no caminho certo e queremos trazer isso para as federações que tem potencialidade e Pernambuco é uma delas”.

A mesa e plateia presentes debateram os problemas enfrentados pela modalidade, além das perspectivas futuras e iniciativas que podem ajudar a melhorar o esporte. O campeão do Campeonato Pernambucano adulto masculino e feminino receberá o Troféu Nilton Agra, em homenagem ao professor e primeiro árbitro do Norte-Nordeste a integrar o quadro da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Ele esteve presente para participar do debate e mostrou gratidão pela referência. “Gostaria de agradecer por esta lembrança. É muito importante essa memória”, afirmou emocionado.

O presidente da FPB, ainda comentou sobre a disputa da Taça Brasil, que será realizada em Maceió-AL. Duas equipes do estado devem disputar um lugar para participar da competição. Embora ainda não esteja confirmado, como a disputa exige uma equipe sub-22, Faculdade Fase e Sport são as equipes que devem duelar pela vaga.

A primeira competição do calendário estadual será o Campeonato Pernambucano. As inscrições para participar da disputa estão abertas aos interessados até o próximo dia 30 de março. Até o momento, cinco equipes estão confirmadas para a disputa no adulto masculino: Unicap, Sport, Cabo de Santo Agostinho, Faculdade Fase e Náutico; além de outras cinco no feminino: Caruaru, Nosso Clube, Associação de Veteranos de Basquete (AVB), Unicap e Sport. Outras 10 equipes também estão confirmadas para a disputa da série B da competição. As duas melhores da segundona garantem acesso na elite da competição.

O regulamento e a tabela oficial só serão apresentadas uma semana após o fechamento das inscrições na competição. Ao todo, tanto no masculino como no feminino, a perspectiva é que oito equipes integrem a disputa em cada gênero, atuando em um campeonato dividido em dois turnos - um no primeiro e outro no segundo semestre. Os jogos estão programados para iniciar a partir do dia 10 de abril. Além da categoria adulta, o campeonato também será disputado por atletas subs-13, 15,17 e 19.

COMENTÁRIOS dos leitores