Duas equipes podem garantir vagas nas semifinais do NBB

Se vencerem os jogos desta quinta (3), Joinville e São José liquidam a série melhor de cinco

por Thiago Graf qua, 02/05/2012 - 19:47
João Pires/Divulgação Se passar pelo Pinheiros, Joinville pode fazer história no NBB João Pires/Divulgação

São José/Unimed/Vinac e Cia do Terno/Romaço/Joinville podem garantir vagas nas semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB) nesta quinta-feira (3). As equipes venceram os dois primeiros confrontos da série melhor de cinco contra Vivo/Franca e Pinheiros/Sky, respectivamente, e para concretizar a classificação definitiva precisam apenas de mais um triunfo amanhã.

A equipe do São José foi a primeira colocada da fase classificatória e garantiu vaga direta nas quartas de final do NBB. Nesta fase de playoff, os joseenses venceram as duas partidas disputadas contra o Franca e ratificaram a sua melhor campanha feita desde a criação da liga, motivo pelo qual tem o status de favorito. Dos dois triunfos, um deles aconteceu em Franca e o outro foi no Ginásio Lineu de Moura, local da partida desta quinta-feira – a partir das 20h.

Além de garantir a vaga, o São José também quer ampliar uma marca histórica para a equipe. Caso supere o Franca, os joseenses chegam à sua 15ª vitória consecutiva. Mesmo assim, o elenco acredita que é preciso manter a cautela. "Nossa equipe está tranquila, sabemos que ainda não conquistamos nada. Encaramos um adversário que tem força e história no basquete. É preciso fazer valer o nosso mando de quadra. Para nosso time é de suma importância garantir a classificação para evitar qualquer possibilidade de virada do Franca", ressaltou o técnico Régis Marrelli.

O Joinville foi o último time a se classificar e também a passar das oitavas para às quartas de final. Mesmo assim não se intimidou diante do Pinheiros, que foi o segundo melhor da etapa de classificação. Os catarinenses venceram a primeira em casa e, quando foram a São Paulo, superaram o favoritismo adversário - ganhando a segunda em São Paulo-SP.

Nesta quinta, o time de Santa Catarina pode entrar para a história do NBB, caso liquide a série. Isso porque, até o momento, nenhuma equipe que se classificou como 12ª colocada na primeira fase superou um time melhor posicionado nas quartas de final. Mesmo com a vantagem, os catarinenses descartam a vitória antecipada. "Sabemos que a pressão está em cima do Pinheiros, mas não somos francos atiradores. Vencemos com merecimento as duas partidas da série, mas isso não significa que já estamos classificados. Estamos trabalhando para corrigir os nossos erros e conseguir a classificação para a semifinal”, disse o pivô Shilton.

O terceiro jogo da série será realizado às 20h nesta quinta, no Ginásio Henrique Vilaboim, na capital paulista.

COMENTÁRIOS dos leitores