Relembre as trajetórias de Santa e Sport

Rivais tiveram algumas semelhanças durante o campeonato, como quantidade de gols marcados e sofridos

por Ramon Andrade dom, 06/05/2012 - 09:42

Quando duas equipes estão prestes a disputar a grande final de um campeonato, a primeira coisa que se faz é analisar a campanha de cada uma. Como se sabe, a atual fórmula do Pernambucano não permite que o time seja campeão com base nos pontos corridos. Tem que decidir na final. Portanto, os 50 pontos conquistados pelo Sport na 1ª fase serviram para obter vantagens na segunda fase do Estadual, como jogar por dois empates e fazer a partida de volta em casa. O que, sem dúvida, não são benefícios descartáveis, mas não uma certeza absoluta de sucesso.

Adversário do rubro-negro na final, o Santa Cruz também mostrou que está forte este ano. Em busca do bicampeonato, o tricolor terminou a primeira fase na segunda colocação, com seis pontos atrás do rival. No entanto, nos dois confrontos deste ano, o Sport levou a melhor em ambos: venceu por 2x1 na Ilha do Retiro e por 3x1 em pleno Arruda. No entanto, como dizem os especialistas, a segunda fase da competição é, na verdade, outra competição.

Sport e Santa Cruz tiveram uma campanha parecida em 2012. Além de seus jogadores estarem dividindo a artilharia – o rubro-negro Marcelinho Paraíba e o tricolor Dênis Marques, ambos com 14 gols -, os times tiveram o melhor ataque do torneio na 1ª fase. Balançaram as redes 44 vezes. E não para por aí: cada um levou 22 gols, o que os deixa com um saldo positivo de 22. Este é mais um fator para se acreditar que não haverá favorito nesta grande final.

No começo do campeonato, o que se viu foi uma timidez da dupla. A Cobra Coral ficou rondando entre a quarta e sexta colocações nas primeiras etapas e só foi se estabelecer de vez no G4 na 14ª rodada. Já o Leão assumiu a liderança pela primeira vez apenas na 16ª partida. E ficou por lá até o fim da primeira fase do torneio, que na sua maior parte foi dominado pelo Salgueiro.

Além de todas as igualdades citadas acima (gols marcados, sofridos e artilheiros), Sport e Santa Cruz também estão igualados na situação das suas respectivas torcidas organizadas. As uniformizadas Jovem (Sport) e Inferno Coral (Santa) tiveram entrada proibida durante toda a segunda fase do Pernambucano 2012. Agora, cabe aos dois times desempatarem a disputa dentro das quatro linhas.

COMENTÁRIOS dos leitores