Spurs faz 4 a 0 e elimina Jazz nos playoffs da NBA

Agência Estadopor Agência Estado ter, 08/05/2012 - 11:00
D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images Time de melhor campanha do Oeste na temporada regular, o Spurs não deu chance para o Jazz ao longo da série D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images

O San Antonio Spurs voltou a mostrar sua superioridade, venceu pela quarta vez seguida o Utah Jazz e garantiu vaga nas semifinais da Conferência Oeste da NBA. A vitória por 87 a 81, na última segunda-feira, fora de casa, foi a mais difícil da série melhor de sete jogos, mas fez com que a equipe texana fizesse 4 a 0 e "varresse" o adversário. Agora, ela enfrentará o vencedor do confronto entre Los Angeles Clippers e Memphis Grizzlies.

Time de melhor campanha do Oeste na temporada regular, o Spurs não deu chance para o Jazz ao longo da série e na última segunda começou a partida desta forma. A vantagem chegou a estar em 21 pontos no quarto período, mas o time da casa se recuperou e diminuiu para quatro pontos a pouco menos de um minuto para o fim.

Foi aí que Manu Ginobili, principal jogador dos texanos na partida, apareceu. O argentino aproveitou uma roubada de bola e fez uma bandeja fácil, selando a vitória. Ele terminou a partida com 17 pontos e foi o maior cestinha da equipe, que, dessa vez, não contou com uma boa atuação de Tony Parker. O armador vinha sendo o destaque da série, mas anotou apenas 11 pontos.

Tim Duncan (11 pontos), Gary Neal (11 pontos) e o brasileiro Tiago Splitter (10 pontos) também contribuíram para a vitória. O Jazz tentou responder com seu forte jogo com os pivôs, mas não conseguiu se equiparar ao conjunto do adversário. Mesmo assim os três jogadores de garrafão da equipe terminaram com "double-double": Al Jefferson (26 pontos e 10 rebotes) Derrick Favors (16 pontos e 10 rebotes) e Paul Millsap (10 pontos e 19 rebotes). Os anfitriões também tiveram uma boa atuação do armador Devin Harris (19 pontos e sete assistências).

No confronto que define o adversário do Spurs, o Los Angeles Clippers bateu o Memphis Grizzlies em casa, por 101 a 97, na prorrogação, e abriu 3 a 1 na série. O destaque da partida foi Chris Paul, que após perder a chance de dar a vitória à equipe da Califórnia no tempo normal se recuperou e marcou oito de seus 27 pontos na prorrogação.

O jogo foi muito brigado desde o início e o time da casa se mantinha na liderança por uma margem pequena. A cinco minutos para o fim, a vantagem chegou a dez pontos, mas o Grizzlies se recuperou, marcou 11 dos 12 pontos seguintes da partida e levou o jogo para a prorrogação.

Lá, o Clippers perdeu Blake Griffin, cestinha da partida com 30 pontos, que chegou à sexta falta, mas Chris Paul mostrou porque é um dos jogadores mais decisivos da NBA e comandou a vitória. Pelo lado do Memphis, Mike Conley (25 pontos, oito assistências e sete rebotes) e Rudy Gay (23 pontos e sete rebotes) foram os melhores em quadra.

Os playoffs da NBA terão sequência nesta terça-feira com mais quatro partidas: Indiana Pacers x Orlando Magic; Atlanta Hawks x Boston Celtics; Chicago Bulls x Philadelphia 76ers; e Los Angeles Lakers x Denver Nuggets. Pacers, Celtics, 76ers e Lakers lideram suas séries por 3 a 1 e avançarão em caso de vitória.

COMENTÁRIOS dos leitores