Rodada pode definir finalistas do NBB

Se vencerem seus jogos, São José e Brasília podem fazer a decisão da quarta edição do torneio

por Thiago Graf qui, 24/05/2012 - 16:19
João Pires/Divulgação Pinheiros e Brasília vão duelar no ginásio Nilson Nelson, na Capital federal João Pires/Divulgação

A rodada desta quinta-feira (24) pode definir as duas equipes que farão a decisão do Novo Basquete Brasil (NBB) 2011/2012. Em vantagem de 2x1 na série melhor de cinco das semifinais, o São José vai encarar o Flamengo e depende de apenas mais um triunfo para garantir a classificação. Na mesma situação está o Brasília, que receberá o Pinheiros e só precisa vencer para seguir à decisão.

A partir das 19h15, no ginásio Nilson Nelson, no Distrito Federal, Brasília e Pinheiros fazem o quarto jogo da série. O time candango tenta conseguir uma marca invejável: estar em todas as finais de Novo Basquete Brasil. Nas três últimas edições realizadas, a equipe da Capital Federal foi vice na primeira e faturou o bicampeonato nas duas últimas.

Do Lado do Pinheiros, a situação é complicada. Além de ter que vencer hoje para provocar a quinta partida da série, o time terá dois agravantes: a torcida rival e a ausência de um dos destaques da equipe durante toda a temporada, o ala/pivô norte-americano Shamell. O jogador rompeu o tendão de Aquiles do pé direito na última partida e precisou ser operado na manhã desta quinta-feira. Se ganhar o duelo, a equipe paulista terá a vantagem de jogar a última partida em casa, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo-SP.

No Rio de Janeiro a situação é bem parecida. Depois de iniciar vencendo, o Flamengo permitiu a virada do São José. Nesta quinta-feira (24), o confronto será realizado no Tijuca Tênis Clube, a partir das 21h. Se vencer, o time paulista garante a sua primeira final na história do NBB. Os cariocas precisam ganhar levar a definição para o quinto jogo.

Um dos elementos dessa partida será o duelo entre cestinhas. Pelo lado do Flamengo, Marcelinho vem sendo o destaque do seu time na competição. Ele tem a segunda melhor média da competição, marcando 20,40 pontos por jogo. Quem lidera é, justamente, o seu rival nesta noite. Murilo, do São José, leva uma curtíssima vantagem e tem aproveitamento de 20,45.

Caso seja necessário um quinto jogo em alguma das duas semifinais, as partidas serão realizadas no domingo (27).

COMENTÁRIOS dos leitores