Itália precisa quebrar tabu de 70 anos para seguir na Euro
Azzurra não vence a Croácia desde 1942, num amistoso disputado em Genova
Depois de estrear na Eurocopa 2012 empatando com a atual campeã Espanha, a Itália tenta a primeira vitória na competição, nesta quinta-feira (14), às 13h (horário de Brasília), em Poznan, na Polônia, contra a Croácia, que atualmente está na liderança do grupo C, por ter vencido a Irlanda no último domingo (10).
O retrospecto, porém, não é favorável à equipe italiana. Até hoje, as equipes se enfrentaram apenas seis vezes, sendo que apenas uma destas partidas terminou com vitória italiana. Além do mais, este triunfo ante os croatas aconteceu há exatos 70 anos, quando a Azzurra derrotou a Croácia por 4x0, com gols de Guglielmo Gabetto, Ferraris, Amedeo Biavati e Gezar, em 1942.
Uma vitória simples garante a Croácia nas quartas de final, já que ela abriu uma vantagem com relação a Espanha e Itália, que estão empatadas na segunda colocação. Já para os italianos, até mesmo um empate não será bem-vindo, já que a Espanha vai enfrentar a Irlanda e tem grandes chances de conquistar a vitória.
Para o duelo desta tarde, o técnico Slaven Bilic deve repetir a equipe que derrotou os irlandeses na estreia, inclusive com a presença do lateral Vedran Ćorluka, que está com problemas físicos. O destaque fica para o atacante Mario Mandzukic, que marcou dois dos três gols croatas na estreia da Euro 2012.
Já do lado italiano, o técnico Cesare Prandelli ainda não tem a equipe definida. O atacante Mario Balotelli pode ser barrado pelo treinador por conta da má atuação na partida contra a Espanha. Na sua vaga, quem deve entrar é Antonio Di Natale, que substituiu o jogador no último jogo e acabou fazendo o gol italiano.
Ficha do jogo
Itália: Buffon; Maggio, Chiellini, De Rossi, Bonucci e Giacherini; Thiago Motta, Pirlo e Marchisio; Cassano e Balotelli (Di Natale). Técnico: Cesare Prandelli.
Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Schildenfeld e Strinic; Rakitic, Vukojevic, Modric e Perisic; Jelavic e Mandzukic. Técnico: Slaven Bilic.
Local: Estádio Municipal de Pozna (Polônia).
Horário: 13h (de Brasília).
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).
Assistentes: Michael Mullarkey e Peter Kirkup (ambos da Inglaterra).