Corinthians x Boca: é Brasil contra Argentina

Hermanos levaram a melhor em nove das 12 decisões entre times dos dois países na história da Libertadores

qua, 27/06/2012 - 09:26

Boca Juniors e Corinthians se enfrentam nesta quarta (27), às 21h50, na Bombonera, em Buenos Aires, na primeira partida da decisão da Taça Libertadores. Será a décima final do time argentino (ganhou seis) e a primeira da equipe brasileira. O jogo de volta acontece na semana que vem, no Pacaembu, em São Paulo. Nas semifinais, o Boca eliminou a Universidad de Chile, enquanto o Corinthians passou pelo Santos.

Além de ser campeão pela primeira vez, o Timão vai tentar diminuir a imensa desvantagem dos times brasileiros em finais contra argentinos. Até hoje, em 12 decisões, os hermanos levaram a melhor nove vezes e perderam apenas três. Só o Boca derrotou Cruzeiro (1977), Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). Os Xeneizes perderam o título apenas em 1963, diante do Santos de Pelé.

Aliás, em 15 confrontos de mata-mata contra brasileiros pela Libertadores, o Boca só perdeu para o Santos e para o Fluminense, em 2008. Nos demais encontros, sempre foi o algoz dos brasucas.

Pelo lado do Corinthians, outra motivação é a invencibilidade. O Timão soma sete vitórias e cinco empates em 12 jogos realizados nesta edição da competição. Se for campeão sem perder do Boca, o alvinegro já atingir a marca de 14 jogos sem perder, uma das maiores sequências da história da competição.

Confira abaixo a lista das maiores invencibilidades da Libertadores:

Sporting Cristal (PER): 17 partidas

América de Cali (COL): 15 partidas

América (MEX), Cruzeiro, River Plate (ARG) e Newells Old Boys (ARG): 14 partidas

Boca Juniors (ARG), Colo-Colo (CHI), Flamengo, Once Caldas (COL) e Vasco: 13 partidas

Independiente (ARG), Blooming (BOL), Nacional (URU), Santos e Corinthians: 12 partidas

Os dados foram enviados pelo escritor e historiador José Renato Sátiro Santiago Júnior.   

 

COMENTÁRIOS dos leitores