Nordestão está confirmado para janeiro
Pernambuco e Bahia são os únicos estados a ter três representantes na disputa
Por William Tavares
Será do Vitória a honra de dar o pontapé inicial do Campeonato do Nordeste 2013. A competição começará no dia 19 de janeiro, com um duelo entre o clube rubro-negro e outro adversário ainda a ser escolhido. O leão baiano foi o campeão do último Nordestão, vencendo o ABC na final. A festa de lançamento será em Fortaleza, no Centro de Convenções da capital cearense, com a data ser definida.
Ao todo serão 16 clubes de sete estados da região (apenas Piauí e Maranhão estão de fora). Os participantes serão: Santa Cruz, Sport e Salgueiro (Pernambuco), Bahia, Vitória e Feirense (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), CRB e Asa (Alagoas), Campinense e Sousa (Paraíba), Itabaiana e Confiança (Sergipe) e ABC e América (Rio Grande do Norte). A surpresa da lista é a ausência do Náutico. O timbu foi o quarto colocado do último pernambucano, perdendo a vaga para o Salgueiro, terceiro colocado do estadual.
Os 16 participantes serão divididos em quatro grupos de quatro clubes cada. As equipes se enfrentarão em turno e returno e os dois melhores avançam para as quartas de final, seguindo o modelo de mata-mata até chegar a grande final. A festa de encerramento será realizada em Natal, com a entrega das premiações ao time campeão- que receberá R$ 700 mil - além de prêmios para artilheiro e atletas que se destacarem na competição.
Pernambuco no Nordestão
Das nove edições já realizadas pelo torneio, apenas o rubro-negro pernambucano sentiu o gostinho de ser campeão, levantando a taça em 1994 e 2000. O Santa Cruz foi semifinalista em 2002, mesmo ano em que o Náutico foi terceiro colocado, com o Timbu repetindo o feito um ano antes também. O Carcará fará sua estreia no Nordestão, sendo o segundo time do interior pernambucano a participar do campeonato (o Porto participou em 1999).