No sufoco e de virada, Brasil vence Honduras
Os comandados por Mano Menezes agora aguardam o vencedor entre Grã-Bretanha e Coreia do Sul
No St. James Park, na cidade de Newcastle, a zebra tentou passear novamente nessa edição dos Jogos Olímpicos. O Brasil até contribuiu, em vários momentos, para uma possível aparição dessa indesejável síndrome dos favoritos. Nesse sábado (4), a seleção brasileira bateu Honduras por 3x2, de virada, e garantiu a passagem para as semifinais de Londres 2012.
Martinez e Espinoza marcaram os hondurenhos, enquanto Leandro Damião (duas vezes) e Neymar (pênalti) concretizaram a vitória brasileira. Os comandados por Mano Menezes agora aguardam o vencedor entre Grã-Bretanha e Coreia do Sul. A outra semifinal será entre México, que passou pelo Senegal na prorrogação por 4x2, e Japão, que eliminou o Egito por 3x0.
O JOGO
100% de aproveitamento do Brasil contra a surpreendente Honduras. Apesar de dois empates (Marrocos e Japão) na primeira fase, os hondurenhos entraram credenciados como grande zebra após vitória contra a favorita Espanha. Na escalação, o time iniciou com a formação no 3-5-1. Já os comandados de Mano Menezes seguiram no 4-3-3, mas com duas alterações. O goleiro Gabriel assumiu a titularidade no lugar de Neto e, no ataque, Leandro Damião entrou na vaga de Alexandre Pato.
Com apenas 30 segundos de jogo, após lançamento do lateral-esquerdo Marcelo, Leandro Damião teve a primeira oportunidade. O atacante saiu cara a cara com o goleiro hondurenho e bateu para fora. Em seguida, Oscar e Neymar criaram perigo para a meta defendida por Mendoza.
A seleção de Honduras mostrava cada vez mais fragilidade defensiva. Porém, em jogada que parecia despretensiosa, a zaga bateu cabeça e o meia Martinez abriu o placar. O cronometro marcava 11 minutos quando o meia hondurenho acertou um lindo chute de primeira, que acertou o ângulo: 1x0.
Situação se agravou com o nervosismo que abateu a equipe do Brasil. Por poucos minutos, na verdade. Aos 32 minutos, Crisanto foi expulso após falta em Neymar. Se Honduras demonstrava fragilidade antes, com um jogador a menos o problema ficou ainda mais evidente. Aos 37, Hulk fez jogada individual e bateu cruzado. A bola passou pelo goleiro, por três defensores e ficou esperando apenas um pé para empurrá-la. Leandro Damião agradeceu aos hondurenhos e, de carrinho, empatou o jogo. 1x1.
Na volta do intervalo, não deu tempo nem para aumentar a pressão pela virada. Aos dois minutos, o meia Espinoza fez jogada individual na ponta direita, puxou para o meio e bateu cruzado. O goleiro Gabriel, mal posicionado, não conseguiu chegar: 2x1.
Um minuto depois, Damião foi derrubado dentro da área e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Neymar bateu firme e empatou o marcador. E nem demorou muito para virada. Aos 14, Neymar tocou para Damião, que fez o pivô no marcador e bateu para o fundo das redes hondurenhas. No finalzinho, Espinoza ainda foi expulso. Vitória com sustos, no sufoco, mas sem zebra.
Ficha do jogo
St. James Park, em Newcastle
Brasil: Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Danilo), Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk (Lucas) e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes
Honduras: Mendoza, Crisanto, Leveron, Velasquez e Figueroa; Garrido (Lopez), Orlin Peralta (Mejía), Espinoza, Arnold Peralta e Mario Martinez; Bengston. Técnico: Luis Suarez
Cartões amarelos: Sandro, Rômulo, Leandro Damião, Oscar, Marcelo (Brasil); Velasquez, Espinoza, Crisanto, Peralta, Figueroa (Honduras)
Cartões vermelhos: Crisanto e Espinoza (Honduras)
Gols: Martinez, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Espinoza, aos dois minutos do segundo tempo; Leandro Damião, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 14 do segundo tempo, e Neymar, aos cinco minutos do segundo tempo (Brasil)