HISTÓRICO! Yane Marques fica com o bronze no Pentatlo

Pernambucana de Afogados da Ingazeira conquistou uma medalha inédita para o Brasil nessa modalidade

por Victor Bastos dom, 12/08/2012 - 14:17

Última esperança de medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a pernambucana Yane Marques fez história no Pentatlo Moderno, neste domingo (12), no Greenwich Park . Da pequena cidade de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, Yane conquistou uma inédita medalha de bronze para o país na maior competição esportiva do planeta.

A prova que define a atleta mais completa do planeta começou ainda na manhã deste domingo. A primeira participação foi na esgrima, quando ela foi sexta colocada, vencendo 21 lutas e perdendo 14, dos 35 combates. As 36 competidoras lutaram entre si, em combates de um minuto, sempre vencendo quem marcou o primeiro ponto.

Em seguida, na prova de natação, Yane nadou os 200m livre com o tempo de 2min12s39, seu recorde pessoal. Repetiu o sexto lugar e terminou a primeira etapa do Pentatlo Moderno na vice-liderança.

No período da tarde, a pernambucana finalizou a prova do hipismo na nona colocação. Os cavalos da prova de equitação são fornecidos pelo Comitê Organizador e distribuídos por sorteio, com o melhor colocado nas três provas anteriores sendo prioridade no sorteio do animal - e assim sucessivamente. Depois é realizado um aquecimento de 20 minutos (reconhecimento do percurso e do animal), para, em seguida, a realização da prova.

Na última etapa, um combinado de corrida e tiro. Yane chegou nessa fase somando 3.268 pontos e dividindo a liderança com Laura Asadauskaite, da Lituânia. No tiro, são necessários cinco acertos. E foram precisas apenas cinco tentativas para a pernambucana. Os 100% de aproveitamento abrigaram uma grande vantagem em relação as adversárias. Entretanto, logo no primeiro percurso de 1000 metros a lituana conseguiu recuperar a liderança. O combinado se repetiu por duas vezes e Yane foi ultrapassada pela britânica Samantha Murray, que ficou coma prata.

Ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011, a ilustre cidadã de Afogados da Ingazeira foi a 18ª na classificação geral dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e, agora, se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica no Pentatlo Moderno.

COMENTÁRIOS dos leitores