Handebol feminino da AESO em busca do ouro nos JUBs 2012
Equipe vai viajar no próximo dia 20 de outubro e contará com um elenco de 12 jogadoras
A equipe feminina de Handebol da AESO/Faculdades Integradas Barros Melo segue em preparação para a disputa das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. O time treina, em média, cinco vezes por semana, sempre com 1h de musculação e 1h30 de movimentação. Todo esse empenho é para apenas um objetivo: o ouro inédito da competição. A instituição pernambucana ficou com o terceiro lugar em 2011, mas já alcançou a prata em 2009.
Para a disputa, que será realizada no Paraná, a equipe da AESO vai viajar no próximo dia 20 de outubro e contará com um elenco de 12 jogadoras. Cristiano Rocha, técnico do time, está no comando há seis anos e revela que o grupo atua junto há quatro temporadas. Em 2012 ele disputará os JUBs pela segunda vez como treinador, mas já participou de outros quatro como atleta. “A responsabilidade e o stress de ser técnico são maiores. Comandar o time em uma competição de alto nível é algo muito complexo”, ressaltou. Entre os melhores resultados, Cristiano coleciona dois vice-campeonatos, em 2005 e 2009, como atleta e técnico, respectivamente.
Sobre os JUBs, Rocha destaca que se trata de uma competição muito equilibrada. Ele detalha quais serão os principais adversários da AESO na disputa feminina. “Existem surpresas, mas as equipes paranaenses, catarinenses, além das paulistas e gaúchas são sempre difíceis. Em 2011, perdemos nas semifinais para a Universidade Paranaense (UNIPAR), que é da cidade de Cianorte-PR”, esclareceu. Quando perguntado sobre a expectativa para a participação de seu grupo, ele não esconde o otimismo. “Não se trata de uma ciência exata, mas sabemos que temos condições de chegar. Serão jogos difíceis, mas já temos a prata e o bronze, falta apenas o ouro para completar a coleção”, comentou, com bom humor.
Por conta de um choque de datas de competições, Cristiano não poderá viajar com a equipe. Ele será chefe de delegação de um colégio do Recife que disputará os Jogos Escolares Brasileiros no mesmo período. Por conta dessa situação, o substituto nos JUBs será Felipe Rego Barros – técnico do time masculino da AESO. A mudança não causa nenhuma preocupação. “Tenho muita segurança em Felipe. Fui jogador dele e sei que o time estará em ótimas mãos. Temos também uma equipe muito madura. Estou convicto de que não será um grande empecilho”, declarou.
Retorno com “sede” de vitória
Dayana Rodrigues, estudante de publicidade, 22 anos, está de volta à equipe da AESO após um hiato de um ano e seis meses. Durante este tempo, ela se tornou mãe de Davi. Agora, a atleta se prepara para a sua terceira disputa de JUBs e faz uma análise da disputa. “Trata-se de um evento nacional e com as melhores equipes do país, que tem enormes estruturas. É muito importante para fazer intercâmbio”, ressaltou.
A jogadora já integrou também a equipe do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) em uma edição do JUBs e vai para a segunda disputa defendendo a camisa da AESO. Ela, assim como o restante do grupo, ainda persegue o título da competição. “A medalha de ouro é o objetivo principal. Tenho uma sede a mais porque passei um ano e meio afastada para ser mãe”, afirmou.
Com experiência de seleção brasileira
Com 23 anos de idade, a estudante de direito Ana Cecília já acumula muita experiência no handebol. Em preparação para a disputa de seu terceiro JUBs, ela também já defendeu a seleção brasileira universitária no Campeonato Mundial de 2012. “Foi muito importante para mim. A competição teve participações, inclusive, de equipes olímpicas. É possível aprender bastante com as equipes da Europa, que é o foco do handebol mundial”, ressaltou. A disputa foi realizada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.
Sobre as Olimpíadas Universitárias que se aproximam, ela é taxativa. “Queremos muito ser campeãs dos JUBs. É o único título que falta. É uma oportunidade de aprender e passar o que sabemos”, reforçou. Além de Ana Cecília, o técnico Cristiano também é membro da seleção brasileira júnior feminina.
Os JUBs serão realizados entre os dias 18 e 27 de outubro. Serão oito modalidades em ação, quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez) e o restante coletiva (basquetebol, futsal, handebol e voleibol). Todos os esportes contemplam disputas masculinas e femininas.