Com McLaren em boa forma, Button lidera último treino
Button foi o mais rápido na última sessão antes do treino de classificação em São Paulo. Vettel ficou com o segundo tempo e Alonso foi apenas o oitavo
Por Paulo Feijó, do F1 Team http://www.f1team.com.br
Os pilotos da McLaren parecem ser mesmo os principais rivais de Sebastian Vettel em Interlagos. Depois de Lewis Hamilton liderar os dois primeiros treinos livres, agora foi a vez do seu companheiro de equipe, Jenson Button, ser o mais rápido no “ensaio geral” para a classificação no Brasil. Com o tempo de 1min13s188, o campeão de 2009 superou os rivais e terminou na frente.
O segundo piloto mais rápido foi o líder do campeonato, Sebastian Vettel. O alemão mais uma vez mostrou que não está para brincadeira em Interlagos e, na sua última tentativa, conseguiu se aproximar do tempo marcado por Button. O seu companheiro de equipe, Mark Webber, terminou na terceira colocação e comprovou que a briga pela pole position deverá ficar mesmo entre McLaren e Red Bull.
Líder dos dois treinos ontem, Lewis Hamilton fechou a sessão desta manhã apenas com o quarto melhor tempo na tabela de classificação. Entretanto, o inglês continua sendo um dos fortes candidatos para a pole position.
Fernando Alonso, que está na briga pelo campeonato, não teve um dia muito bom. Ao zerar o cronômetro, o espanhol tinha apenas o oitavo tempo e, como estava nos boxes, não pôde melhorar a sua marca. O mesmo aconteceu com Felipe Massa, que terminou na décima colocação, seguido por Bruno Senna.
O treino
Assim como a movimentação de ontem, o último treino livre em Interlagos voltou a ser pouco emocionante. A maioria dos pilotos, por conhecerem o traçado, poucas vezes saíram da pista em suas voltas. Entretanto, era comum ver os piloto travando as rodas dianteiras principalmente na entrada do ‘S’ do Senna.
Kimi Raikkonen foi a única “baixa” do treino em Interlagos. Com apenas quinze minutos de treino, o finlandês estava pisando fundo na reta oposta de Interlagos quando o seu motor estourou. Sem ter como retornar aos boxes, o campeão de 2007 encostou o carro e voltou de carona para a garagem. Já o seu E20, precisou ser retirado da pista pelos tratores de remoção. Apesar de ter perdido o motor, Kimi não deverá ter problemas para o treino classificatório de logo mais.
Fora o incidente de Raikkonen, o treino teve poucos momentos de emoção. Button, que parecia ter o melhor carro nesta manhã, assumiu a liderança da sessão logo em suas primeiras tentativas e não foi superado por mais ninguém.
O destaque do treino ficou por conta das condições climáticas. Com o céu totalmente nublado, a expectativa é de que tenhamos um pouco de água na pista durante a classificação. No entanto, a previsão do tempo em Interlagos é totalmente “maluca” e não se pode afirmar que teremos chuva durante à tarde.
Por conta do tempo fechado, a temperatura da pista caiu. Melhor para os pilotos, que não tiveram um alto desgaste em seus pneus e conseguiram melhorar os seus tempos na pista paulista. Por sinal, os competidores apostaram por treinar com pneus duros durante 90% do treino. Apenas nos 10 minutos finais, os pilotos colocaram os pneus médios para tentar baixarem ainda mais os seus tempos.
Faltando poucos minutos para o fim da sessão, um susto. Bruno Senna rodou na subida do café e por muito pouco não foi atingido por Michael Schumacher. Felizmente, o heptacampeão teve o reflexo suficiente para livrar a sua Mercedes em cima da hora.
Confira os tempos do último treino livre em Interlagos: