Estádio de Brasília alcança 87% de conclusão de obras
Mané Garrincha deverá ser inaugurado em março, após a colocação dos assentos e plantio do gramado
Palco da abertura da Copa das Confederações, que será realizada no dia 15 de junho, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha alcançou 87% de conclusão das obras. No final de dezembro de 2012, foi concluída uma das etapas da cobertura - o big lifting - que consiste no içamento dos 48 cabos permanentes de sustentação da estrutura.
A cobertura é uma das inovações tecnológicas do estádio. O sistema funciona como uma roda de bicicleta invertida e é composto por uma estrutura tensionada com cabos e treliças metálicas e revestida por uma membrana de 90 mil m². Atualmente, está sendo realizada a montagem das treliças para, em seguida, ser colocada a membrana da cobertura.
Os 71 mil assentos, que serão marcados e retráteis, deverão ser colocados até março. Nesse período, também ocorrerá o plantio do gramado, além da instalação dos sistemas de irrigação e drenagem. A previsão inicial era de que o estádio seria inaugurado em dezembro de 2012, mas a própria FIFA solicitou o adiamento na colocação do gramado, para evitar estragos durante o período de chuvas em Brasília.
Os assentos ficarão a uma distância inicial de 7,5m do campo de futebol. Com as obras, o gramado foi rebaixado em 4,8m e a pista de atletismo foi retirada.
Na Copa das Confederações, o Mané Garrincha irá receber apenas a abertura. Já na Copa do Mundo em 2014, serão realizados sete jogos, inclusive, o jogo decisivo da seleção brasileira na fase de grupos.