Espanhol vence e vira líder nas motos no Rally Dakar

dom, 06/01/2013 - 19:00

A liderança da categoria motos do Rally Dakar tem um novo nome. Neste domingo (6), o espanhol Joan Barreda Bort teve uma tranquila vitória na segunda etapa da competição e tomou a ponta que era do chileno, Francisco Lopez Contardo. Nos 242 km cronometrados de uma especial na cidade de Pisco, no Peru, o piloto de 29 anos cruzou a linha de chegada após 2h42min31s, pouco mais de três minutos à frente do compatriota, Juan Pedrero Garcia. Em terceiro ficou o australiano Matt Fish.

Na classificação geral, Bort tem 5min36s de vantagem para o português Ruben Faria. O francês Cyril Despres, um dos grandes favoritos ao título, teve uma atuação discreta neste domingo e ficou apenas na 12.ª colocação. Após duas etapas, está na quinta posição, com 8min50s de desvantagem para o líder. Único brasileiro entre as motos, Jean Azevedo foi o 36.º na etapa e no geral está em 37.º, a 25min06s de Bort.

Entre os carros, o piloto francês Stéphane Peterhansel foi o vencedor da etapa deste domingo, com o tempo de 2h35min38s, e conseguiu assumir a liderança, enquanto que o espanhol Carlos Sainz, um dos favoritos, terminou na 11.ª colocação e agora está pouco na mesma colocação no geral, mais de 16 minutos atrás de Peterhansel. O sul-africano, Giniel De Villiers, foi o segundo na especial de Pisco e é o vice-líder do rali, a 2min38s do francês.

Entre os brasileiros, a melhor dupla neste domingo foi a formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que ficou com a 21.ª colocação, a 34min28s do líder. No geral, eles estão na mesma posição - 36min58s atrás de Stéphane Peterhansel.

A terceira etapa do Rally Dakar, nesta segunda-feira, será entre Pisco e Nazca, ainda no Peru. A especial terá 243 km cronometrados, representando um deslocamento total de 343 km.

COMENTÁRIOS dos leitores