Messi é eleito o melhor do mundo e quebra mais um recorde

Argentino se tornou o primeiro jogador da história a conquistar o prêmio da Fifa pela quarta vez

por Victor Bastos seg, 07/01/2013 - 16:02
OLIVIER MORIN / AFP Argentino é o melhor do mundo pela quarta vez OLIVIER MORIN / AFP

Até onde pode chegar Lionel Messi? Um novo recorde quebrado nesta segunda-feira (07) mostra que é cada vez mais difícil responder esse questionamento. O argentino conquistou pela quarta vez consecutiva o prêmio de melhor jogador do mundo e se tornou o primeiro atleta a conseguir tal feito. Realizada em Zurique, na Suíça, a cerimônia da Fifa e da Revista France Football também premiou a melhor jogadora, o gol mais bonito (Prêmio Puskas), o melhor treinador e o time dos sonhos da temporada 2012.

 

Na disputa do prêmio individual mais cobiçado do mundo da bola, Messi obteve 41,60% dos votos e bateu o companheiro de Barcelona e meia da Espanha, Iniesta (10,91%), e o atacante do Real Madrid e de Portugal, Cristiano Ronaldo (23,68%). “É incrível receber esse prêmio e conseguir o quarto seguido. Agradecer meus companheiros do Barcelona, da Argentina, principalmente Iniesta. É um orgulho estar jogando com ele, ganhei os quatro ao lado dele”, afirmou o argentino.

Mesmo sem títulos expressivos na temporada 2012 com o Barcelona e a Argentina, já que conquistou apenas a Copa do Rei, Lionel Messi realizou feitos individuais históricos. “La Pulga” marcou 91 gols e se tornou o atleta que mais balançou as redes adversárias em um único ano, quebrando o recorde 85 gols do alemão Gerd Müller. Além disso, foi artilheiro da Liga dos Campeões com 14 gols, igualando a José Altafini Mazzola pelo Milan em 1962-63. Também foi pela quarta vez o goleador do torneio, igualando a marca de Gerd Müller.

Feminino

Vencedora entre 2006 e 2010, Marta terá que esperar (e jogar bem) mais um ano para conquistar o sexto título de melhor jogadora do mundo. A norte-americana Abby Wambach levou o troféu, deixando Marta e a compatriota Alex Morgan em segundo plano.

Time dos sonhos

O Dream Team 2012 atua no 4-3-3. Ou no moderno 4-1-2-2-1. Extremamente ofensivo, a equipe tem seis espanhóis, dois brasileiros, um argentino, um colombiano e um português. E se a variedade é pequena nas nacionalidades, a diferença é ainda maior na quantidade de clubes. Apenas três, todos da Espanha.

Confira a escalação do time ideal da última temporada:

Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid); Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Falcao Garcia (Atlético de Madri) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

Treinadores

De volta ao comando da Seleção Brasileira, Luis Felipe Scolari, foi encarregado para entregar o prêmio dos melhores treinadores. Em um breve discurso, o treinador fez um convite aos presentes e telespectadores para comparecer “as belas festas” que serão, segundo ele, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo do Brasil.

No feminino, a sueca Pia Sundhage ficou com o troféu, batendo Bruno Bini, da França, Norio Sasaki, do Japão. Em 2012, Pia conquistou o bi nos Jogos Olímpicos com os Estados Unidos.

Já no masculino, o espanhol Vicente del Bosque superou Pep Guardiola, que deixou o Barcelona ao fim da temporada 2011-12, e José Mourinho, do Real Madrid (que não compareceu ao evento. No ano passado, del Bosque conquistou a Eurocopa com a Espanha.

Prêmio Puskas

Na premiação do gol mais bonito da temporada, o troféu foi para Miroslav Stoch (Fenerbahçe) pelo gol marcado contra o Genclerbirligi, pelo Campeonato Turco. O brasileiro Neymar, vencedor do prêmio em 2011, e o colombiano Falcao Garcia também disputavam o prêmio.

COMENTÁRIOS dos leitores