Santa Cruz vence Feirense e se aproxima da classificação
Tricolores quebraram tabu de quase 11 meses sem vencer fora de Pernambuco
Em um jogo de poucas emoções e de baixa qualidade técnica, o Santa Cruz venceu o Feirense por 1x0, nesta quarta-feira, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O resultado deixou o tricolor pernambucano na segunda colocação com nove pontos e mais próximo da classificação no grupo D da Copa do Nordeste. Além disso, o tabu de quase um ano sem vencer fora de Pernambuco foi quebrado. Já a equipe baiana, com apenas um ponto, não tem mais chances de classificação. O gol coral foi marcado por Danilo Santos, aos 36 minutos do segundo tempo.
Na próxima rodada, o Santa Cruz recebe o Campinense/PB, no Arruda, sábado, às 16h. A equipe do técnico Marcelo Martelotte precisa de apenas um ponto para se classificar à próxima fase.
Poucas emoções e placar zerado
O Santa Cruz entrou em campo sabendo que uma vitória deixaria a classificação bem encaminhada, já que o Campinense venceu CRB. Para o Feirense o resultado do jogo de Maceió aumentou ainda mais a pressão. Só os três pontos interessavam aos baianos. Caso contrário, a eliminação seria confirmada.
Com a bola rolando, as duas equipes começaram em ritmo lento, com mais troca de passes do que objetividade. Esse foi o lema dos primeiros dez minutos da partida. A primeira finalização aconteceu apenas aos 13 minutos. O meia Natan recebeu um passe de Luciano Sorriso, chutou da entrada da área, mas a bola desviou na defesa e foi para fora. Logo depois o Feirense respondeu. Ananias arriscou de longe, goleiro Tiago Cardoso deu um tapa na bola e mandou para escanteio.
Depois desses dois lances, a partida só voltou a ter emoção aos 30 minutos. Ananias fez uma boa jogada pela direita e cruzou para Jaiminho, que dividiu com Tiago Cardoso e a bola foi na trave. No rebote, Cristiano tentou chegar, mas o goleiro foi mais rápido e evitou o chute.
Já passava dos 40 minutos quando o Santa Cruz voltou a chegar com perigo. Renatinho recebeu um cruzamento da direita, chutou cruzado e a bola passou próximo da meta do goleiro Pedro Henrique. E foi só para uma primeira etapa com poucas emoções e raras chances de gol.
Gol no final para salvar
O Santa Cruz voltou do intervalo mais ofensivo. Nos primeiros minutos Natan e Philco tiveram duas oportunidades, mas foram desperdiçadas. Os donos da casa tentaram diminuir o ímpeto tricolor e responderam. Aos 10, Edcarlos recebeu na grande área, chutou e a bola foi no travessão.
A partida continuou com baixa qualidade técnica. As duas equipes abusaram de errar passes e quando conseguiam chegar ao ataque, não aproveitavam as chances. As faltas aumentaram e, mesmo assim, os times não utilizaram desses recursos para abrir o placar.
Na primeira substituição, o técnico Marcelo Martelotte tirou o atacante Philco e colocou Danilo Santos. Porém, tudo continuou na mesma no setor ofensivo tricolor. Pelo lado do Feirense, Sheldon entrou e tentou duas vezes chutar de fora da área, com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O jogo se encaminhava para o empate até os 36 minutos, quando o Santa Cruz abriu o placar. E o gol surgiu de onde menos se esperava. O lateral-esquerdo Tiago Costa acertou um cruzamento para Danilo Santos, que cabeceou para o fundo das redes. O gol foi apenas um suspiro de bom futebol na partida. Tudo voltou ao que era antes e seguiu sem fortes emoções até o final. Bom para o Santa Cruz, que mesmo sem jogar bem, saiu com os três pontos.
Local: Estádio Joia da Princesa (Feira de Santana)
Feirense: Pedro Henrique; Edcarlos, Motta, Joadson e Reivan; Roberto, Flávio, Ananias e Cristiano (Sheldon); Sassá (Dadai) e Jaiminho. Técnico: Ednaldo Oliveira
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Marquinho (Everton Sena), César, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Renatinho (Sandro Manoel) e Natan; Paulo César e Philco (Danilo Santos). Técnico: Marcelo Martelotte
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Eric Nunes Costa (PI)
Gols: Danilo Santos (aos 36 do 2°/T)
Cartões Amarelos: Flávio, Cristiano, Edcarlos e Sassá (Feirense)
Público e Renda: 980 / R$7.090,00