Nos acréscimos, Santa Cruz é eliminado da Copa do Nordeste
Após empate em 3x3 na primeira partida, Fortaleza venceu por 2x1 no Arruda
A Copa do Nordeste terá um campeão inédito. Alagoas, Ceará e Paraíba são os estados que seguem na busca do título. Neste domingo (17), no Arruda, o Santa Cruz perdeu para o Fortaleza por 2x1 e abandonou a competição. Dênis Marques abriu o placar, mas Júlio Madureira igualou, Danilo Santos desperdiçou um pênalti pelo Santa, e Assisinho, nos acréscimos, garantiu a classificação para o time cearense. A primeira partida, no Presidente Vargas, foi 3x3.
Na semifinal, o tricolor do Pici encara o Campinense, que se classificou após empatar por 2x2 com o Sport, neste sábado, na Ilha do Retiro – a primeira partida foi 0x0 e os paraibanos levaram vantagem no critério de gols marcados fora de casa. A outra vaga para final será definida entre ASA-AL, que passou pelo ABC-RN, e Ceará, que surpreendeu e eliminou o Vitória, no Barradão.
Ele resolve
A escalação do Santa Cruz só foi desvendada, como manda o figurino do mistério, 45 minutos antes de a bola rolar. Um inédito 3-5-2 na temporada, com o lateral/meia Renatinho barrado pelo departamento médico. Com isso, Sandro Manoel assumiu a ala esquerda e Everton Sena teve mais uma chance na zaga. Entretanto, o destaque mesmo estava na (re)estreia de Dênis Marques.
E ele resolve. Polêmico, o atacante que demorou meses para renovar o contrato, faltou treino durante o Carnaval e chamou a diretoria de mentirosa sobre o caso, mostra que os problemas ficam sempre fora das quatro linhas. Bastaram quatro minutos para cair novamente nos braços da torcida coral. Dênis Marques arrancou do meio de campo, passou por dois marcadores – um sofrendo com o ‘drible da vaca’ - e chutou de fora da área. A bola desviou e encobriu João Carlos para balançar as redes e as arquibancadas.
A situação não ficou ainda melhor porque o goleiro do Fortaleza teve boa atuação. Aos sete, o volante Luciano Sorriso arriscou falta de muito longe e o camisa 1 se esticou para defender. Em seguida, após jogada entre Sandro Manoel e Natan, o meia do Santa quase fez mais um golaço. João Carlos salvou com a ponta dos dedos. Os cearenses pouco produziram ofensivamente. Um pouco mais perigoso, o pequenino Assisinho, aos 40, chutou forte para defesa de Tiago Cardoso.
Ninguém resolveu (pelo Santa Cruz) e ficou na conta da emoção
“Precisamos melhorar o contra-ataque”. A arma do Santa Cruz desde que abriu o placar estava desenha e foi, no intervalo, reafirmada pelo treinador Marcelo Martelotte. Entretanto, o lateral Marquinhos e o atacante Paulo César não cumpriram bem as instruções. Duas boas oportunidades foram desperdiçadas por passes errados.
A tática do Fortaleza seria, claramente, a pressão. Em todas as modificações, o treinador Vica aumentou o poder ofensivo da equipe. Aos cinco, Ronaldo Angelim cabeceou forte e Tiago Cardoso salvou. A segunda cabeçada foi fatal. Aos 25, Caucaia cruzou para Júlio Madureira, que havia acabado de entrar, empatar de cabeça: 1x1.
Daí para frente foi teste para cardíaco. Jaílson, impedido, quase marcou. Quem fez o corações dos tricolores (dos dois lados) acelerar, mesmo, foi Danilo Santos. O atacante, que entrou no lugar de Dênis Marques, sofreu e cobrou pênalti. João Carlos defendeu e aumentou as esperanças dos cearenses. Esperança concretizada nos acréscimos. Assisinho, em chute cruzado, fez o gol da classificação.
Ficha do jogo
Estádio do Arruda, Recife-PE
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Everton Sena; Anderson Pedra, Sandro Manoel Luciano Sorriso (Leo) e Natan; Paulo César e Dênis Marques (Danilo Santos). Técnico: Marcelo Martelotte
Fortaleza
João Carlos; Rafinha, Ronaldo Angelim, Gabriel e Marinho Donizete; Esley, Éverton (João Henrique), Jackson (Júlio Madureira) e Jackson Caucaia; Assisinho e Jaílson. Técnico: Vica
Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e Adson Márcio Lopes Leal (Ambos de BA)
Cartões amarelos:Anderson Pedra, Marquinhos (Santa Cruz); Rafinha, Esley, Assisinho (Fortaleza)
Gols:Dênis Marques (Santa Cruz); Júlio Madureira e Assisinho (Fortaleza)
Público: 30.087 Renda: R$ 441,520