Ricardo Leitão mostra balanço faltando 399 dias para Copa

Secretário da Copa em Pernambuco avaliou as obras concluídas e as restantes para Copa das Confederações e do Mundo

por Thiago Augustto qui, 09/05/2013 - 17:44
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/ Contador regressivo marca 399 para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Hivor Danierbe/LeiaJáImagens/

Como de lei, toda vez que a data da Copa do Mundo 2014 se aproxima em 100 dias, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) se reúne para divulgar o balanço das obras na Arena Pernambuco e em seu entorno. Atualmente, a arena multiuso atinge os seus 98,4% de conclusão.  No próximo dia 20 será realizado o primeiro evento teste, com uma partida entre os operários que trabalharam no estádio.

No dia 22 de maio, o Náutico jogará contra o Sporting-POR - com até 30 mil pessoas nas arquibancadas. Dois dias após o primeiro jogo profissional (24), o consórcio será entregue à FIFA, que ficará com seu domínio até o dia 28 de junho.  

"Estamos há 399 dias para a Copa do Mundo e apenas 36 para as Confederações, e se olharmos para as nossas obras - na Arena Pernambuco -, observamos que elas estão praticamente concluídas", comentou Ricardo Leitão.  

Concluídas

Novos conectores do aeroporto, terminal integrado do aeroporto, Viaduto da Panordestina, Estrada de Batalha, duplicação da BR-408 (lote 2), viadutos na BR-408 (acesso à Arena), terminal integrado de passageiros (TIP).

Faltam concluir

Ramal cidade da Copa (90%), Terminal Marítimo de Passageiros (95%), viadutos na PE-15 – Bultrins (90%) e Ouro Preto (91%), estação do metrô Cosme e Damião (87%), terminal integrado Cosme e Damião (55%), aquisição de seis novos trens para o metrorec (1ª composição começou a ser entregue desde janeiro e em junho deverá ser concluída).

“Nós temos que operar bem a Copa das Confederações, inclusive para demonstrar à FIFA que nós temos capacidade de realizar uma boa Copa do Mundo. Nós teremos agora três jogos e serão mais cinco na Copa do Mundo, então o desafio da Copa é ainda maior. E daqui para a Copa do Mundo, temos que concluir outro conjunto de obras, não do estádio, mais conjuntos de obras em volta dele”, comentou Ricardo Leitão. “A gente mata um leão por dia, mas fica três amarrados, esperando o dia seguinte”, finalizou o secretário.  

Na próxima semana serão convocadas mais duas coletivas para esclarecer detalhes sobre a segurança e a mobilidade durante as competições internacionais. 

COMENTÁRIOS dos leitores