Arena Pernambuco se prepara para "grande teste"
Esquema de transporte terá ônibus circulares gratuitos para o local da partida
Nesta quarta-feira (24) a Arena Pernambuco vai realizar o seu último evento-teste antes da Copa das Confederações. Em campo, as equipes de Náutico e Sporting, de Portugal, fazem o primeiro jogo oficial do novo estádio a partir das 20h. Para este duelo foram colocados à venda 30 mil ingressos.
Com uma maior presença de público, vai ser possível testar com mais eficiência o acesso e a segurança ao estádio, além de equipamentos como banheiros e serviço de bar. No entanto, neste jogo, não serão permitidos carros particulares no estacionamento da Arena Pernambuco. O esquema montado terá três Pontos de Verificação Veicular(PVVs), que farão a fiscalização dos automóveis que seguirão rumo à arena. Este método é igual ao que será adotado na Copa das Confederações e no Mundial do ano que vem. Confira os PPVs abaixo.
De acordo com a Secretaria da Copa(SECOPA), para chegar no local, os torcedores terão como opções ir até o Terminal Integrado Cosme e Damião, em Camaragibe, para de lá seguir em um ônibus gratuito para o estádio. Poderão também deixar o carro no estacionamento do Parqtel, perto do TIP, e seguir em um coletivo gratuito (que também será gratuito na volta). As 2000 vagas neste estacionamento precisam ser adquiridas com antecedência nos seguintes locais:
- Clube Náutico Capibaribe (Av. Conselheiro Rosa e Silva – Aflitos)
- Real Hospital Português, no térreo do Edifício Garagem (Av. Governador Agamenon Magalhães – Paissandu)
- Concessionárias Fiat Italiana (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes – Imbiribeira / Av, Caxangá – Várzea
- Café São Braz (Paço Alfândega / Rua Maria Carolina – Boa Viagem)
Quem optar em ir de metrô, deve desembarcar na estação Cosme Damião e pegar o coletivo circular. E, por fim, quem for de ônibus precisa utilizar as linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI) que façam conexão com o metrô. A partir daí é só seguir para a estação Cosme Damião, local onde também serão entregues as pulseiras que darão acesso aos coletivos mediante a apresentação dos ingressos. O estudante universitário Víctor Machado, de 18 anos, vai ao jogo com outros quatro familiares. Ele explicou que o pai optou deixar o carro no estacionamento. "Acredito que será mais cômodo e, nesse caso, também mais vantajoso, já que vão cinco pessoas no carro", analisou. O jovem alvirrubro também não escondeu a ansiedade para conhecer o novo estádio. Ele garantiu os ingressos logo nos primeiros dias de venda. "Acredito que a Arena Pernambuco representa um novo mundo, uma outra realidade. É um avanço para o futebol pernambucano", comemorou.
O pontapé inicial da Arena Pernambuco ocorreu ontem, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O primeiro evento-teste ainda contou com a realização de uma partida festiva entre operários que trabalharam no local. O Secretário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, fez um balanço positivo do primeiro dia de utilização da Arena. "Partimos com muito otimismo para o grande teste da Arena, que será nesta quarta-feira, envolvendo times profissionais. Depois da partida, faremos novas avaliações junto à Secretaria da Copa e à concessionária para que, na sexta-feira (24), o equipamento, com todas as suas instalações, seja entregue a Fifa". A partir daí, a Fifa fará a sua vistoria para determinar os ajustes que considerar necessários para o jogo do dia 16 de junho, entre Espanha e Uruguai.
Confira mais detalhes na reportagem da TV LeiaJá: