Rali agita capital paraibana
Adrenalina e velocidade na segunda etapa Mitsubishi Motorsports Nordeste 2013
JOÃO PESSOA (PB) – Esse sábado (25) foi de aventura sobre rodas em João Pessoa. A segunda etapa do Mitsubishi Motorsports Nordeste foi realizada na capital paraibana em meio a muita água, lama e poeira ao longo das praias e fazendas.João Pessoa recebe, pela sétima vez, a competição, considerada uma das mais importantes da categoria no planeta. Foram 180 km de percurso para a categoria Graduados, 160 km para a Turismo e 130 km para a Turismo Light.
Júlio César e Paulo Júlio competiram na Turismo, pela primeira vez, e estavam nervosos com esta estreia. “Uma categoria que a gente está começando agora, então estamos um pouco apreensivos, queremos estudar a competição pra gente saber o que é capaz de fazer nessa prova”, declarou o piloto Julio Cesar.
Na Turismo Light, eles já disputaram por dois anos consecutivos e conquistaram quarto e quinto lugares, respectivamente. “É preciso paciência, calma, entrosamento entre navegador e piloto e se concentrar”, opinou. Julio e Paulo terminaram a prova na 15ª colocação.
E para Dorival Rondan, diretor de prova, tranquilidade na hora das referências é fundamental. “O navegador é o comandante, é ele que dá os comandos. O piloto tem que acreditar, passar firmeza, criar uma comunicação que passe confiança na dupla resultando ótimos resultados. Concentração e foco na prova”, avalia o diretor de prova.
Rondan ainda adiantou algumas dicas importantes para os competidores. Segundo ele, chegar cedo, analisar a planilha do percurso e estar equipado são os principais conselhos que poderia dar aos participantes. “É preciso ter equipamento de reserva, por exemplo mais que um cronometro, além de um GPS. Fora isso, manter a concentração. A gente erra quando a gente se distrai”, concluiu.
Com dicas dadas, os carros saíram em largada. A cada um minuto, uma dupla era liberada, seguindo a ordem das inscrições realizadas, ou seja, quem se inscreveu primeiro saiu primeiro, mas de acordo com o diretor de prova, a diferença é só a quantidade de poeira levantada a frente. Ele explicou que esta não é uma competição de velocidade e sim de regularidade, então o que importa é chegar nos pontos demarcados no intervalo de tempo pré-definido. Ganha quem respeitar este tempo até a chegada.
Campeões
Na categoria Graduados, a vitória ficou com Kwong Yiu Fai e Matheus Galvão, de Natal (RN), que correram a bordo de um Pajero TR4. "É um desafio a cada prova e é gratificante chegar ao primeiro lugar. A prova de hoje foi bem exigente, mas, para mim, quanto mais difícil melhor", comemorou o navegador Matheus.
Na Turismo, Renato Mendonça e Daniel Mendonça, tio e sobrinho, de Belo Horizonte (MG), correram em uma Pajero Full. "Primeira vez no topo é muito bom. Viemos de longe, andamos mil quilômetros para buscar o carro e chegar a tempo. Mas vale o esforço", contou Daniel. "Nós somos 4x4, nascemos assim. É uma válvula de escape, uma terapia, um esporte saudável. E estamos entre pessoas bacanas, é mesmo uma Nação 4x4", afirmou Renato.
Já na Turismo Light, Mateus Albuquerque e Tiago Gomes, de Garanhuns (PE), com um Pajero TR4, conquistaram o primeiro lugar pela segunda vez na temporada. "É resultado de muita luta. Fizemos uma prova bem feita", falou Mateus.
Premiação
O piloto vencedor na categoria Graduados irá para o exclusivo Resort Ponta dos Ganchos, localizado a 40 km de Florianópolis, em uma península particular rodeada pelo mar da Costa Esmeralda. Já o vencedor da categoria Turismo viajará, com três acompanhantes, para Itacaré (BA), com estadia no TXAI Resort.