Brasil faz história no handebol em cadeira de rodas

por Victor Bastos ter, 01/10/2013 - 14:35

A primeira edição do Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas acabou de forma histórica para o Brasil. Realizada no Ginásio Tarumã, em Curitiba, no Paraná, a competição acabou com o país campeão em todas as categorias, que também contou com as participações de Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela.

Criada em 2005 pelos professores brasileiros Décio Roberto Calegari, Irinaeus Gorla e José Ricardo Alexandre Carminato, a modalidade tem dois modos diferentes de se jogar. O primeiro, com sete atletas, conta com as categorias masculina e mista. A outra forma é com quatro jogadores, nas categorias masculina A, masculina B, feminina e mista.

RESULTADOS

Essa primeira edição do Mundial foi disputada pelo sistema de pontos corridos. Pela categoria quatro A masculina, o Brasil somou 15 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Chile. Pelo quatro B masculino, fez 12, enquanto o segundo lugar, a Argentina, somou 9. Já entre as mulheres, conquistou 12, o dobro das vices, que foram as chilenas. No misto, fez seis, enquanto o Chile, três. 

Na categoria com sete atletas masculino A, somou seis pontos, três a mais que o segundo colocado, a Argentina. Pelo masculino B, conquistou nove, enquanto a Bolívia, que ficou o vice, fez seis. Pelo misto, ficou com seis e o Chile, segundo lugar, três.

COMENTÁRIOS dos leitores