Cigano disputa revanche contra Velásquez por cinturão

Os pesos-pesados lutam pela terceira vez, a vitória vale o cinturão da categoria no UFC

por Nicoly Moreira sex, 18/10/2013 - 15:53
Divulgação/UFC Os lutadores já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada um Divulgação/UFC

Pela terceira vez os lutadores Cain Velasquez e Junior Cigano dos Santos disputam o cinturão dos pesos pesados (até 120 kg) do UFC. O evento 166 será realizado neste sábado (19), em Houston, no Texas. Atualmente, o americano com ascendência mexicana detém o título conquistado em cima de Cigano, em dezembro do ano passado.

Os lutadores já se enfrentaram em duas ocasiões. A primeira foi em novembro de 2011, quando Cigano nocauteou o americano e conquistou o cinturão. Já no segundo, em dezembro de 2012, Velasquez devolveu a derrota e reconquistou o seu reinado nos pesos pesados.

O brasileiro, natural da Bahia, conta com 16 vitórias na carreira e apenas 2 derrotas, uma para o Velasquez  e outra para Joaquim Ferreira, em 2007. No seu último confronto, Cigano venceu Mark Hunter por nocaute no UFC 160, em março deste ano. Já Velasquez tem 12 vitórias e uma derrota. Ele vem de uma vitória para o brasileiro Antonio Pezão, os dois lutaram em maio deste ano, onde o americano fez sua primeira defesa do cinturão.

Os dois oponentes são os destaques da categoria, mas eles possuem algumas habilidades que os diferenciam um do outro.  Por exemplo, Velasquez é especializado em quedas, além de grande velocidade nos golpes retos e excelente contra-golpe. No caso de Cigano, ele se destaca principalmente no boxe. O lutador é conhecido como as “mãos mais pesadas do UFC” e por um ótimo deslocamento de pernas.

Junior Cigano leva vantagem em alguns números, como a quantidade de vezes que derrubou o oponente com um soco ou chute: foram onze (recorde da divisão dos pesados). Já Velasquez é o lutador com mais nocautes da categoria: oito de doze vitórias. Ele também é o único nas duas décadas de existência do UFC a somar 100 ou mais golpes significativos e 10 ou mais quedas num mesmo combate.





UFC 166 - Texas

Card Principal

Cain Velásquez x Junior Cigano



Daniel Cormier x Roy Nelson



Gilbert Melendez x Diego Sanchez



Gabriel Napão x Shawn Jordan



John Dodson x Darrell Montague

Card Preliminar

Tim Boetsch x CB Dollaway



Nate Marquardt x Hector Lombard



Sarah Kaufman x Jessica Eye



George Sotiropoulos x KJ Noons



T.J. Waldburger x Adlan Amagov



Tony Ferguson x Mike Rio



Charles do Bronx x Jeremy Larsen



Kyoji Horiguchi x Dustin Pague

COMENTÁRIOS dos leitores