Na Virada Esportiva, lutas agitam a manhã no Pina
Mesmo sob chuva, a programação da Virada na praia do Pina teve Muay Thai e Luta Greco-Romana
Um toró caiu no Recife, na madrugada deste domingo (9). Com isso, espantou parte da população na continuação da Virada Esportiva. Porém, mesmo com menos público, a programação na praia do Pina abriu espaço para as lutas marciais. Muay Thai e Luta Greco-Romana estiveram presentes, dando demonstrações e ensinando aos que se voluntariavam algumas regras básicas das modalidades.
No Muay Thay, o mestre Wellington Jacaré focou nos trabalhos individuais, ensinando golpes específicos à garotada. O esporte nasceu na Tailândia e era usado como defesa do povo local, em suas migrações. Para se proteger dos constantes saques de bandidos e de animais selvagens, os tailandeses criaram a modalidade.
Agora, com a popularidade do MMA, as academias do esporte no Recife estão cada vez mais lotadas. Porém, mestre Jacaré alerta para os falsos professores da modalidade. “Desde que o UFC virou moda, todo mundo quer fazer Muay Thai. O conselho que eu dou é procurar academias que tem qualidade. O que tem de professor clandestino não é brincadeira, e isso é perigoso para a população”, alertou.
A luta greco-romana também atraiu pessoas. Voluntários aprenderam técnicas e regras de um dos esportes mais antigos da história das Olímpiadas. Desde 1920, a modalidade esteve presente nos Jogos. Com muita animação, o professor Robson Barcelar agitou a população, que começava a chegar nas areias do Pina.
Pode ser luta, mas o sorriso estampado nos rostos dos praticantes mostrava que a diversão era a pauta do dia. Até quem nunca praticou, teve um dia de lutador. Mesmo não saindo o sol, as lutas esquentaram o dia da Virada Esportiva.