Após 15 anos, Pernambuco voltará ao Mundial de Optimist
Tiago Monteiro, de 13 anos de idade, garantiu seu lugar na competição após o quinto lugar no Norte/Nordeste da categoria
A história internacional voltou a ser escrita na vela pernambucana. Após 15 anos de ausência, o Estado terá mais um representante no Campeonato Mundial de Optimist, que este ano será realizado na Argentina. Neste sábado (15), Tiago Monteiro garantiu a vaga na competição ao terminar o 41ª Norte/Nordeste da categoria, na Bahia, em quinto lugar geral.
As irmãs Roberta e Andréa da Rosa Borges haviam sido as últimas velejadoras pernambucanas a conseguirem uma vaga no Mundial de Optimist, ainda na década de 90. “É um marco histórico para vela pernambucana. Depois de mais de uma década conseguimos colocar um atleta no mundial. Tiago Monteiro marca o seu nome na história do esporte no nosso estado”, comemorou o técnico da delegação pernambucana, Edival Júnior.
Além de Tiago, outro representante de Pernambuco se deu bem na Bahia. Na categoria infantil, Marina Hutzler garantiu a classificação para o campeonato norte-americano de Optimist após ficar entre as cinco melhores velejadoras do N/NE.