Campeonato Pernambucano de Kart volta neste sábado

por Yago Gouveia sex, 28/03/2014 - 12:59
Assessoria de imprensa/Jackson de Souz Novidade da temporada é a inclusão de uma nova categoria Assessoria de imprensa/Jackson de Souz

A partir das 8h30 deste sábado (29), o campeonato Pernambucano de Kart volta para mais uma temporada de disputa. Depois de quase três meses, os pilotos de Pernambuco e de outros estados voltarão a acelerar os pequenos carros. O kartódromo do Tamboril, em Paulista, será o palco das oito provas do ano e estará aberto apenas aos kartistas filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A novidade para a temporada 2014 será a inclusão da Rotax , que utiliza o motor de fabricação norte-americana de mesmo nome, além das quatro que já eram disputadas (mirim, cadete, júnior e F4). Desta forma, os pilotos que corriam na novatos, graduados e sênior agora irão para a nova categoria, que sempre será realizada com uma rodada dupla, seguindo o modelo campeonato mundial da categoria. 

“As disputas da Rotax são mundialmente organizadas e iremos respeitar o modelo de competição que eles utilizam”, disse o vice-presidente do clube do kart do Tamboril, Carlinhos Teixeira. “A perspectiva é que, futuramente, o Estadual possa ser classificatório para o Campeonato Brasileiro da classe, que, por sua vez, garante vaga para o Mundial”, completou.

A categoria F4 bateu recorde de inscritos e terá 25 karts no grid na prova deste sábado. A júnior também deve ser uma categoria muito forte e concorrida e contará com a participação de Guilherme Belfort, um dos destaques da nova geração de pilotos pernambucanos. Ele fará a estréia na categoria, depois de ter conquistado, no ano passado, o vice-campeonato brasileiro e o título da Copa de kart das Federações entre os cadetes. Os maiores concorrentes serão os potiguares Brunno Madruga e Matheus Gabriel, além do Paraibano Guilherme Pinheiro, nomes que dominaram a júnior em 2013.

Na parte de equipamentos, a grande novidade será a adoção de código de barras para controlar os pneus. Os dados desses materiais, assim como os que dizem respeito aos motores utilizados, ficarão disponíveis para os pilotos em um link específico da web já divulgado para os kartistas pela organização do evento.

Conquista o título estadual o piloto que, em sua respectiva categoria, obtiver o maior pontuação ao longo da temporada. O calendário de provas, assim como todas as informações relativas à modalidade em Pernambuco, encontra-se no www.kartodromotamboril.com.br.

COMENTÁRIOS dos leitores