Sem Venezuela, Brasil estreia terça no Pan de Handebol
Durante a Copa do Mundo vai acontecer em Canelones, no Uruguai, o Campeonato Pan-Americano Masculino de Handebol, valendo vaga nos Jogos Pan-americanos e no Mundial da categoria. O Brasil deveria estrear nesta segunda-feira, mas seu primeiro rival, a Venezuela, desistiu de participar da competição.
O congresso técnico realizado no domingo à noite definiu uma nova tabela e agora a estreia do Brasil será na terça-feira, contra os Estados Unidos. A seleção brasileira depois enfrenta a Guatemala, na quarta, e o Uruguai, na quinta.
Rival desta terça, o time norte-americano é bem conhecido pela seleção brasileira, que recebeu o time dos EUA para dois jogos-treino em Joinville (SC) na semana passada, vencendo os dois confrontos.
"Sem dúvida alguma, enfrentar uma equipe que já conhecemos é melhor. Fizemos duas partidas contra eles na semana passada. Na primeira, por não conhecermos bem a equipe, tivemos alguns problemas. Já na segunda, jogamos mais tranquilos e conseguimos desempenhar um bom papel. Claro que um amistoso é diferente de um jogo oficial, mas estamos bem preparados e prontos para a estreia", comentou.
O Campeonato Pan-Americano de Handebol tem como peculiaridade a participação da Groenlândia. A república autônoma da Dinamarca, localizada no ártico, não é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ou pela Fifa, mas tem sua federação nacional de handebol reconhecida como membro da Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês).