UNINASSAU/América estreia com despedida de Vanessa Gattei

Jogo contra o Mequinha marcou a aposentadoria da armadora, brasileira com mais títulos na carreira: seis nacionais e um sul-americano

por Lívio Angelim qui, 30/10/2014 - 23:36

A noite desta quinta-feira (30) foi dividida em três atos na quadra do Sesc de Santo Amaro, na zona central do Recife: estreia, apresentação e despedida. Uma mistura de sentimentos tomou conta do local. A equipe da UNINASSAU/América, uma das representantes pernambucanas na LBF, estreou no Estadual de Basquete, apresentou as suas novas estrelas (ex-Sport) e ainda se despediu da armadora Vanessa Gattei, que fez seu último jogo como profissional para, agora, se tornar membro da comissão técnica da equipe.

Comissão técnica e elenco novos

Antes da estreia oficial da UNINASSAU/América, as jogadoras foram apresentadas uma a uma no modelo WNBA. Um espetáculo de luz e som foi armado na quadra para que a torcida recepcionasse as estrelas Adrianinha, Tainá Paixão, Nádia Colhado, Érika Souza, Tati Pacheco, Izabela Andrade, além do técnico Roberto Dornelas, criador deste projeto desde a época do Sport, e toda a sua comissão técnica.

O primeiro jogo oficial

A estreia do Campeonato Pernambucano de Basquete marcou o curioso encontro do UNINASSAU/América contra o UNINASSAU/América sub-19, equipe campeã estadual da categoria, chamado de Mequinha e reforçada com Vanessa Gattei - que se aposentou após a partida. Com as grandes jogadoras, o time principal venceu a partida com tranquilidade e largou na frente da competição. A vitória por 100 a 36 demonstrou toda a superioridade da equipe comandada por Roberto Dornelas.

Contudo, mais do que o resultado, o que importou para o treinador do UNINASSAU/América foi a boa apresentação mesmo com o pouco tempo de preparação. “Esta foi apenas a terceira movimentação desse time. Então, já mostramos, hoje, que não estamos para brincadeira. O objetivo foi dar condição de jogo para essa equipe porque queremos resgatar o título da LBF para Pernambuco”, garantiu Dornelas.

Além do jogo, todo o evento que envolveu a estreia do Pernambucano de Basquete foi destacado pelo treinador. “Queríamos fazer uma coisa diferente. Aproveitamos um jogo do Pernambucano e pedimos a permissão da Federação para apresentar todo o staff e as atletas do UNINASSA/América que disputarão a Liga (de Basquete Feminino). E fazer a despedida de Gattei. Foi um evento diferente e o recifense que não veio aqui perdeu um grande espetáculo”, concluiu.

A despedida da atleta brasileira com mais títulos na carreira

Quando o cronômetro apontava 8 minutos para o fim do segundo quarto, as luzes da quadra se apagaram. Era o momento das justas homenagens à Vanessa Gattei. A armadora recebeu uma placa do presidente do América, Celso Muniz, e em seguida uma bola de Adrianinha com a assinatura de todas as jogadas.

Emocionada, Adrianinha prestou a sua homenagem à companheira de equipe. “É até difícil falar neste momento, mas só queria dizer que a gente te ama e desejamos sorte nesta sua nova carreira”, disse.

Vanessa Gattei será assistente-técnica de Roberto Dornelas no UNINASSAU\América e acumulará a função de treinadora do Mequinha – equipe sub-19. “Fico até sem palavras e com o coração partido. Agora, vou seguir uma nova carreira e agradeço o apoio de todos vocês”, afirmou, antes de ser abraçada por todas as atletas da equipe.

A armadora era, até então, a atleta brasileira em atividade com mais títulos na carreira. Foram seis brasileiros – um deles com o Sport -, e um sul-americano. Gattei chegou ao Recife em 2012 para vestir a camisa do Leão e ainda foi vice-campeã da LBF na última temporada.

COMENTÁRIOS dos leitores