Refeno 2015 voltará a ter percurso tradicional
Largada da regata será no dia 26 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife
A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno), em sua 27º edição, voltará a ter o percurso tradicional. Em 2015, a prova será realizada no dia 26 de setembro com largada ao meio-dia, no Marco Zero do Recife, na área Central da capital pernambucana. Após a saída, as embarcações passarão por uma boia, em Olinda, para então seguirem em direção ao Arquipélago de Fernando de Noronha.
O comodoro do Cabanga Iate Clube, Jaime Monteiro, explicou a mudança no percurso comparado ao ano passado. “Nossa ideia é que o público esteja todo concentrado no Marco Zero. Além da largada, teremos outras ações”, afirmou. Essas ações serão divulgadas em breve.
A Refeno 2015, considerada a regata oceânica mais longa do Brasil e uma das maiores da América Latina, conta com 62 embarcações inscritas e mais de 300 tripulantes. São Paulo se destaca com 16 barcos garantidos na prova. Outros estados que terão representantes, além de Pernambuco com 15, são Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Ainda terá a participação de uma embarcação da França.
Na última edição da regata, o barco Camiranga (RS) conquistou o Troféu Fita Azul da competição. O recorde atual da Refeno é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que em 2007 alcançou a marca de 14h34min54. Nos monocascos, o melhor tempo é do veleiro carioca Indigo, comandado por Ivan Botelho com Torben Grael na tripulação, que completou a prova em 2007 com 25h57min59.