Brasil soma primeiros três pontos nas Eliminatórias

Equipe verde-amarela fez 3x1 sobre Venezuela, na Arena Castelão, com gols de Willian (2) e Ricardo Oliveira

por Fernando Sposito ter, 13/10/2015 - 23:55
Agência Estado Ricardo Oliveira marcou um dos gols Agência Estado

Sem esbarrar na cautela característica do esquema tático adversário, a Seleção Brasileira venceu a Venezuela, por 3x1, nesta terça-feira (13), na Arena Castelão, no Ceará. Absoluto em campo, o meia Willian, o nome do duelo, foi o autor dos dois primeiros gols do time verde-amarelo, enquanto o terceiro tento foi assinalado pelo centroavante Ricardo Oliveira. Com o resultado, o time comandado por Dunga somou os primeiros três pontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, assumindo, pelo menos temporariamente, a 5ª colocação - a manutenção do posicionamento depende do resultado da partida entre Peru e Chile, ainda em andamento ao término do jogo da Canarinho.  

Se um nome é capaz de resumir o contexto do primeiro tempo, é o de Willian. Com passes rápidos e longos, além de intensa movimentação - caindo pelos dois lados do campo -, o meia mandou na partida até o decreto do intervalo. Logo aos 36 segundos de jogo, ele já carimbou sua assinatura. Após desarme feito por Luiz Gustavo, na intermediária, a bola sobrou para o artilheiro do confronto, que avançou pela ponta direita e soltou o pé, estufando as redes venezuelanas.

Logo depois da abertura do placar, a Venezuela deu sinais de que pressionaria a defesa brasileira. Mas a ameaça não passou de um esboço materializado através de poucas bolas alçadas na área. O fato é que o Brasil não encontrou entraves no esquema de jogo adversário. A retranca que Dunga esperava enfrentar pouco funcionou.

Ainda no ritmo de jogadas ofensivas, aos 12 minutos, Willian deu enfiada para Filipe Luís, que cruzou, para que Ricardo Oliveira apenas completasse. Mas o centroavante desperdiçou. Depois, aos 30, Oscar ganhou pelo meio e deixou Douglas Costa sozinho. Com excesso de companheirismo, o atleta do Bayern de Munique tentou tocar de volta, perdendo a oportunidade clara. Finalizando, aos 41, Willian voltou a marcar. Pela esquerda, Filipe Luís deixou dois para trás e mandou na área, onde Oscar fez o corta-luz para o parceiro de Chelsea arrematar, evidenciando ainda mais a inércia venezuelana.

No segundo tempo, a Venezuela não se mostrou tão inofensiva, em relação ao que vinha fazendo anteriormente. Os visitantes chegaram até a reduzir a vantagem brasileira, aos 19 minutos, com gol marcado pelo meio-campista Christian Santos. Mas a noite era da Canarinho. Aos 28, Douglas Costa, logo antes de deixar o campo para a entrada de Kaká, cruzou na área. A bola quicou no chão e, bem posicionado, Ricardo Oliveira cabeceou para fechar o placar final. 

FICHA DO JOGO

BRASIL

Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Elias, Oscar (Lucas Lima), Willian e Douglas Costa (Kaká); Ricardo Oliveira (Hulk). Técnico: Dunga. 

VENEZUELA

Boroja; Rosales, Vizcarrondo, Amorebieta e Cichero; Tomás Rincón, Alejandro Guerra (Jhon Murillo), Luis Seijas (César González), Christian Santos e Ronald Vargas (Figuera); Rondón. Técnico: Noel Sanvicente. 

Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. 

Local: Arena Castelão, no Ceará.

Data: 13/10/2015

Gols: Willian, aos 36 segundos e aos 41 minutos do 1º tempo, e Ricardo Oliveira, aos 28 minutos do 2º tempo (Brasil); Christian Santos, aos 19 minutos do 2º tempo (Venezuela).

Cartões amarelos: Douglas Costa (Brasil); Vizcarrondo e Rosales (Venezuela).

COMENTÁRIOS dos leitores