Patinação conquista espaço na orla de Belém

Campeonato Norte-Nordeste teve cem inscritos e reuniu público de 500 pessoas. Prática vem ganhando adeptos com a ocupação do portal da Amazônia.

por Antônio Carlos seg, 14/12/2015 - 17:00

A patinação street conquista cada vez mais adeptos em Belém. No último mês de outubro, a capital paraense sediou o Campeonato Norte-Nordeste In line Street Series (NISS), evento que reuniu patinadores de todo o Brasil. Criado em 2012, o NISS se tornou o maior circuito da modalidade no País.

A coordenação do evento foi da Aagil, associação paraense de patinação street. O trabalho de divulgação e mídia coube à Nortetrip, dirigida pelos irmãos Rodrigo e Rodolfo Barros de Souza, que são patinadores. “Sou, juntamente com meu irmão Rodolfo Barros de Souza, praticante e fomentador da patinação in line, esporte que  começamos a praticar em 1995. Realizamos o trabalho de mídia independente chamado Nortetrip, que organiza, dá cobertura e promove a patinação em suas diversas modalidades. Também realizamos a locação de patins no portal da Amazônia orla de Belém”, diz Rodrigo.

A patinação street é a modalidade mais radical da patinação, segundo Rodrigo. “Iniciamos a prática desta modalidade por volta de 1994 e 1995, após o contato com vídeos americanos. Iniciamos a prática pelas ruas e obstáculos da própria cidade, corrimãos, rampas etc.”, conta.

O NISS de Belém teve cem patinadores inscritos e reuniu um público de 500 pessoas. Dez atletas de diversos Estados participaram da competição. Entre eles atletas de remone internacional, como Roberto Pianowski, Fabio Mad, e de renome nacional, como Alexandre Midula e Gabriel Nunes, e outros destaques. Também participaram mulheres de outros Estados. Os resultados podem ser acessados na página da Aagil no facebook.

O cenário da patinação em Belém está forte, afirma Rodrigo. “Existe o calendário anual da Aagil, que que promove o campeonato estadual com etapas em Belém e outras cidades, como Abaetetuba, Tucuruí, Cametá, Mosqueiro, Santa Isabel.”

Rodrigo destaca o crescimento da patinação no Pará. “A patinação de um modo geral, que chamamos de patinação recreativa, cresceu bastante e vem crescendo desde 2011, quando reunimos a turma que andava na década de 90 para realizarmos passeios. A partir daí as pessoas passaram a criar diversos grupos de amigos para passearem de patins. A Nortetrip realizou o primeiro grande passeio de patins skate e bike do primeiro verão da orla de Belém. Este evento foi um marco, pois contou com mais de 200 patinadores e marcou o início da febre da patinação na orla de Belém”, conta Rodrigo.

Hoje existem cerca de dois mil patinadores em Belém, segundo Rodrigo. Os participantes do grupo de patinação não precisam ser profissionais. “A Nortretrip e seus integrantes ajudam os iniciantes com dicas de patinação. Os demais grupos também são bastante receptivos. Cada grupo possui seus valores e lideranças com regras. O nosso lema é baseado na liberdade e respeito às diferenças, sendo todos bem-vindos.” 

O calendário anual da patinação street terminou em novembro e retornará em janeiro. Eventos também são promovidos por associações em distritos como Icoaraci e em outras cidades, como Ananindeua e Santa Isabel. “Gostariamos de convidar a todos para conhecer o trabalho da Nortetrip através do facebook e Youtube. Gostaríamos de parabenizar a todos os empresários e apoiadores e a prefeitura de Belém, através da Sejel - Secretaria de Esporte e Lazer , além da Aagil, pelo grande trabalho através dos anos. Venham conhecer a orla de Belém (portal da Amazônia), que é o point da patinação recreativa de Belém Pará”, convida Rodrigo.

Veja o vídeo sobre o NISS de Belém:

Embed:

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores