'Copinha' ainda revela poucos talentos para pernambucanos

Apesar de alguns atletas subirem para o profissional após a competição, poucos atuam com regularidade

por Rodrigo Malveira ter, 22/12/2015 - 12:31

Apesar das equipes pernambucanas nunca terem feito nenhuma grande campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior durante sua história, a competição merece uma atenção especial por parte de quem comanda as categorias de base. Com a participação dos três grandes times do Recife em 2016, além de Porto e América, a expectativa é que novos talentos sejam revelados para a próxima temporada.

Alguns jogadores dos clubes da capital passaram por essa experiência em 2015, quando, após disputarem o torneio de juniores no início da temporada, ganharam espaço na equipe principal e integraram os elencos durante as competições regionais e nacionais. Poucos, no entanto, chegaram a atuar como titulares. Entre os principais nomes de Sport, Santa e Náutico que estiveram presentes na mais recente edição da 'Copinha' estão Raniel, no Santa Cruz; Niel, no Náutico; e Wallace, no Sport, este último, inclusive, também deve participar em 2016.

Veja alguns dos atletas que foram promovidos aos profissionais após boa participação na Copa São Paulo de 2015:

Náutico

Eliminado ainda na primeira fase da Copa São Paulo com uma vitória, um empate e uma derrota, o Náutico teve como principais atletas promovidos aos profissionais após a competição, o lateral David e o volante Niel, que chegaram a participar de jogos do estadual e da Série B. Além deles , o de maior destaque foi o meia Jeferson Nem, que faz bons jogos pela equipe timbu e vai reforçar mais uma vez as categorias de base. O jogador também esteve presente na campanha que garantiu o vice-campeonato da Copa do Nordeste sub-20.

Outros nomes que estiveram entre os profissionais, mas acabaram não tendo tanto espaço, foram os atacante João Paulo e Anderson Felipe, e o meia Igor Neves, este último já tendo deixado o Náutico e podendo ir jogar nos EUA.

 

 

Santa Cruz

O tricolor foi que mais aproveitou os atletas que subiram das categorias de base em 2015. Apesar de poucos entrarem em campo oficialmente, muitos integraram a delegação em partidas da Série B. Quem mais figurou entre os profissionais foi o meia Raniel, apesar do longo período que passou afastado por punição da CBF. O meia, inclusive, na época da copinha conseguiu uma liminar para poder entrar em campo.

Entre outros jogadores presentes no tricolor no decorrer de 2015 estiveram o goleiro Miller, o zagueiro Walter Guimarães, os meias Williams Luz e Marcílio e o atacante Gllawcyo. Destes, exceto Marcílio, todos devem voltar mais uma vez aos campos do interior de São Paulo. Na última edição, a Cobra Coral, assim como o Náutico, foi eliminada ainda na primeira fase.

Sport

Os atletas que participaram da Copinha pelo Sport em 2015 foram os que menos tiveram espaço na equipe no decorrer do ano, apesar do Leão ter tido a melhor campanha entre os três clubes da capital, chegando à segunda fase e sendo eliminado pelo Ituano.

Ao todo cinco jogadores subiram para os profissionais: o zagueiro Adryelson, o meia Horácio, e os atacantes ítalo, James Dean e Wallace. Todos integraram o elenco principal, mas entrando apenas esporadicamente em alguns jogos. Muitos deles podem voltar para a base para jogar novamente a Copa São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores