A surpreendente campanha do Eibar na La Liga

Modesto clube do país basco e o único da Espanha que não possui dívidas, o Eibar, que estava havia três temporadas na terceira divisão espanhola, hoje sonha com Ligas Europeias

ter, 19/01/2016 - 16:35
Divulgação Eibar, sensação na Liga espanhola Divulgação

Em 2012, a campanha de um pequeno time chamou atenção na Copa do Rey. O Eibar, à época na Segunda Divisão B (terceira divisão espanhola), chegou às oitavas de final da competição, depois de eliminar CD Laudio, Lleida Esportiu, Arroyo CP e o rival Athletic Bilbao, em pleno estádio San Mamés. Coube ao Málaga rechaçar a possibilidade do Eibar chegar às quartas de finais, mas a grande arrancada já havia sido dada.

Na mesma temporada, os Armeros, como são conhecidos, subiram à Liga Adelante (segunda divisão espanhola). E não se intimidaram com o novo campeonato. Na temporada 13/14, Apesar de terem o segundo menor orçamento da competição, o Eibar, sob o comando técnico de Gaizka Garitano (cria do Clube), conseguiu o segundo acesso seguido. Os bascos conquistaram o inédito título da Liga Adelante 2013/14 com 71 pontos em 42 rodadas e, após 73 anos de fundação, estavam pela primeira vez na história na La Liga. Um sonho que, por burocracia, quase não foi realizado.

A federação espanhola (LFP) exige que os clubes participantes da primeira divisão tenham um orçamento mínimo de 2,1 milhões de euros, e o Eibar possuía a simples fatia de 400 mil euros. O clube precisava quintuplicar esse orçamento em dois meses. Além disso, teria que aumentar a capacidade do acanhado estádio Municipal de Ipurua para 6.000 torcedores – à época, era de 5.250. Caso não cumprisse as ordens, os Armeros seriam rebaixados novamente à Segunda B. Havia duas soluções para a situação: vender o clube para um milionário estrangeiro, o que mudaria para sempre a política autossustentável do Eibar, ou vender as ações do clube. A segunda opção foi a escolhida.

Vários investidores do mundo, inclusive do Brasil, comoveram-se com a causa e compraram as ações, que valiam 50 euros. O Eibar conseguiu alcançar a meta e superou as expectativas. Devolveu o dinheiro que sobrou para os compradores devido aos contratos assinados com a televisão e novos patrocinadores. O sonho estava realizado. O único time sem dívidas na Espanha jogaria a La Liga.

O honroso oitavo lugar no primeiro turno na temporada de estreia na La Liga indicava que o Eibar estava disposto a impressionar novamente. Foram 27 pontos conquistados em 19 rodadas, e uma equipe que mostrava muita obediência tática e força nas bolas paradas, principalmente com Saul Berjon, Mikel Arruabarena, Javi Lara e Manu Del Moral. Conseguiu sair invicto nos confrontos contra os rivais bascos Athletic Bilbao e Real Sociedad.  Mas o vislumbre acabou no segundo turno. O Armeros venceram apenas duas partidas, empataram mais duas e perderam incríveis 15 jogos – chegando à marca de 10 derrotas seguidas. Finalizou a temporada 14/15 com 35 pontos e na 18° colocação – o primeiro time da zona de rebaixamento. Parecia o fim do sonho. Parecia.

Semanas depois, o Elche, que havia terminado o campeonato na décima- terceira colocação, foi punido com rebaixamento à Segunda Divisão por não ter pagoo os impostos referentes ao regulamento de controle econômico pela federação espanhola. O valor era de 4,3 milhões de euros. Com isso, o Eibar, sempre conhecido pela responsabilidade financeira, retornou à primeira divisão.

Para a temporada 15/16, o clube basco investiu em peças que se destacavam há várias temporadas na Liga Adelante. Contratou os atacantes Borja Baston, do Real Zaragoza, e Sergi Enrich, do Numancia. Juntos, os dois marcaram mais de 39 gols somente na segunda divisão da temporada passada. Ambos foram artilheiros das equipes em que atuavam. Baston fez 23 gols, enquanto Sergi Enrich marcou 19 vezes. Além deles, o Eibar comprou o meia Keko Gontán, que disputou 36 partidas pelo Albacete na Adelante e fez seis gols. Com novo treinador, José Luis Mendilibar, e reforços chave como o goleiro Riesgo e os meias Escalante e Inui, o Eibar montou um elenco mais tarimbado, porém manteve a estabilidade financeira.

O desempenho de primeiro turno do Eibar nesta temporada superou os 27 pontos somados no mesmo período da temporada anterior. Foram 30 pontos conquistados. Com a vitória de ontem (18) por 5 a 1 contra o Levante, pela primeira rodada do segundo turno, os Armeros chegaram a 33 pontos, estão no sexto lugar do campeonato e na zona de classificação à Liga Europa. Com 32 gols, têm o terceiro melhor ataque da competição, empatado com o Celta. Mais do que o atual líder (Atlético de Madrid), que possui 30. Só Real Madrid (57) e Barcelona (50) superam o time basco.

Borja Baston e Sergi Enrich são os protagonistas da campanha. Juntos, fizeram 18 gols na competição – mais de 50% da equipe. Baston, com 12 tentos, é o atacante espanhol que mais fez gols na La Liga, junto com Lucas Perez (Deportivo La Corunã) e Imanol Agirretxe (Real Sociedad). No meio de campo, o remanescente Saul Berjon e o recém- contratado Keko tiveram participação de sete e cinco gols, respectivamente. Na defesa, o goleiro Riesgo é o quinto menos vazado do campeonato.

Na próxima rodada, o Eibar enfrentará o adversário em que começou o melhor momento da história do Clube o qual joga em uma cidade com menos de 27 mil habitantes. No novo San Mamés, jogará contra o rival Athletic Bilbao. O trauma da queda vertiginosa de produção no segundo turno na temporada 14/15 permanece vivo, mas as lembranças, desafios e superações vivenciados nas últimas três temporadas fortalecem o sonho de ver os Armeros crescerem mais e ganhar maior reconhecimento internacional.

Por Mateus Miranda. 

COMENTÁRIOS dos leitores